14.8.15

DEBATES SOBRE O MATRIMÔNIO - MATEUS 19,3-12 - REFLEXÃO DIÁRIA







Ergo os meus olhos para o céu em louvor e agradecimento pelo meu casamento. Deus me uniu ao meu marido e meu marido a mim e nos ungiu pelo Matrimônio  faz  37 anos. Nossa vida foi abençoada com uma filha muito amada que casada,  já deu-nos dois netos lindos ... O Senhor já nos multiplicou e somos duas famílias completas, harmoniosas, felizes, porque Nosso Deus e Pai nos agraciou e nos honrou, e por isso os nossos corações estão gratos ao Senhor Nosso Deus e Pai!

Nós nos sentimos privilegiados pela graça e amor de Deus! A Sua Palavra está aí para nos recordar seus grandes feitos em favor daqueles que têm fé, que esperam e confiam Nele e que foram escolhidos por Ele: Israel, e em Jesus Cristo, eu, você, todos nós que acreditamos Nele!


Meditamos aqui sobre a gratuidade do coração para o amor mútuo, e Mateus nos narra, sobre as questões do divórcio, a continência voluntaria e a dureza dos corações:
'Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.'

                                

'Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.'


'Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”' 
Mt 19,3-12



Diz-nos a Igreja do Senhor – dentre outros -: ‘O casal de cônjuges forma “uma íntima comunhão de vida e de amor que o Criador fundou e dotou com suas leis. Ela é instaurada pelo pacto conjugal, ou seja:  o consentimento pessoal irrevogável. Os dois se doam definitiva e totalmente um ao outro. Não são mais dois,  mas formam doravante uma só carne. A aliança contraída livremente pelos esposos lhes impõe a obrigação de a manter una e indissolúvel . O que Deus uniu, o homem não separe – Mc 10,9; Mt 19,1-12; I Cor 7,10-11. CIC 2364.’


Àqueles  casais que estão em segunda união, o nosso carinho, o nosso respeito, o nosso amor, porque Deus os amam tanto  e  sinto, Ele quer  vê-los felizes, e que vocês ‘cresçam na comunhão com Cristo e com a comunidade’, amém!

Maria Mãe de Jesus e Mãe de todos nós, nos acolha em seu colo, porque nós confiamos e esperamos no Senhor Nosso Deus e Pai!

São Maximiliano M. Kolbe – Presbítero e Mártir – Polônia, 1894-1941 - que deu a sua vida por um pai de  família, rogai a Deus por todos nós: Famílias do Senhor!

Graças  Pai Santo, glórias e louvores à vós, Senhor! 

       Brasília-DF., 14 de agosto de 2015
            Ana Miranda Bessa


                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário