21.8.15

O MAIOR MANDAMENTO - MATEUS 22,34-40 - REFLEXÃO DIÁRIA










No final da década de setenta quando morávamos em Cuiabá-Mt, nos dias muito quentes, íamos à nascente do Rio das Mortes, onde existia uma cachoeira de porte médio, água gelada, límpida, cristalina e tomávamos banho, dávamos uma boa refrescada no corpo e voltávamos..

Tenho em minha mente aquela cachoeira e percebo como a cachoeira se doa toda sem reservas e derrama suas águas abundantemente, fartamente ...

Assim é o Amor de Nosso Deus e Pai, Ele nos amou primeiro e quer ser amado por nós de forma total, completa como Ele nos ama! Nosso Deus e Pai, derrama sobre nós abundantemente também as Suas graças para que possamos derramá-las sobre os irmãos... Qualquer um de nós, você, eu, nós, podemos usufruir dessa generosidade sem limites...

A primeira leitura da liturgia de hoje, fala de Rute. Rute é uma mulher fiel que admiro, e faz parte dos Livros Históricos da Bíblia. Rute não titubeou quando a sogra Noemi viúva - e Rute também -, disse-lhe que voltasse à casa paterna... Rute quis ficar com a sogra já idosa e lhe respondeu: ‘...para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus’ – Rute 1,16

Rute quis ficar coladinha como um selinho à sua sogra Noemi, mãe de seu esposo falecido que ela amou e que foi amada por ele! Tão grande amor de Rute por seu esposo, ela o estende à mãe daquele que a amou, e Rute vai além quando diz à Noemi ‘... o teu Deus será o meu Deus’, amor total, fidelidade, gratidão de quem muito recebeu e dá amor!

Diz-se que o Amor, é uma ponte: onde o amor, vai e vem! Amamos a Deus, que nos ama e aos irmãos, a quem devemos amar também!

                                          

Leiamos com carinho o evangelho narrado por Mateus:

'Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: ”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!" ' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. Mt 22,34-40

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘...Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.’ O Decálogo deve ser interpretado à luz desse duplo e único mandamento da caridade, plenitude da lei: Os preceitos – não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e todos os outros – se resumem nesta sentença : Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é a plenitude da lei – Rm 13,9-10.’ CIC 2055

Pai Santo, Pai Amado que possamos irradiar sempre a vossa bondade , o vosso amor e possamos corresponder a esse amor, levando-o aos irmãos ! Amém!

Santifica-nos Pai Santo, para que sejamos misericordiosos como o Senhor é Misericordioso – Lc 6,36.

Glorifica-nos Pai Santo para que como Jesus, vosso amado Filho nos ensina, nós também vos glorifiquemos, sempre – Jo 17,1.

Graças Pai Santo, glórias e louvores a vós, Senhor!

Maria Santa e Fiel, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós!

São Pio X, Papa 1903, José Sarto – Itália, 1835 – 1914, rogai a Deus por nós

         Brasília-DF., 21 de agosto de 2015

                 Ana Miranda Bessa


               



Nenhum comentário:

Postar um comentário