11.9.15

CEGOS GUIAS DE CEGOS. O CISCO E A TRAVE - LUCAS 6,39-42 - REFLEXÃO DIÁRIA





A confiança que temos em uma pessoa, nós a reconhecemos pelo quanto são verdadeiras e coerentes as suas palavras, seus atos, gestos e ações que aquela pessoa representa ou demonstra, naquilo que realiza.

São Paulo na primeira carta a Timóteo agradece a Cristo Jesus, Nosso Senhor, pela confiança que teve em designá-lo para o seu serviço. - 1 Tm 1,12.

Jesus conhecia o caráter e as atitudes de São Paulo e por isso o colocou como seu discípulo porque sabia que nele pode confiar e assim a misericórdia de Deus, transbordou em São Paulo, porque até então, ele agia contra o Senhor por ignorância... 1 Tm 1,13-14

A trave é maior que o cisco e Jesus nos adverte para que nós nos vejamos o quanto – como São Paulo foi – somos ignorantes da Misericórdia Divina e até hipócritas para com os irmãos no nosso jeito de ser.
                                                

Com os olhos e o coração abertos e receptivos à Palavra do Senhor, leiamos com atenção a narrativa de Lucas: 'Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? '

'Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.' Lucas 6,39-42

Caríssimos, penso que devemos despir-nos do velho homem, da velha mulher, deixando-nos conduzir pelo Santo Espírito, de olhos bem abertos, ‘tendo sempre o Senhor ante nossos olhos, pois, se o temos a nossa lado, não vacilaremos.’ – Salmo 16,7-8. Devemos ter santidade de vida para  que com zelo e respeito, abraçarmos a Palavra do Senhor  e assim caminharmos à luz de Cristo e ajudarmos aos nossos irmãos para que, também,  caminhem conosco...

Pai Santo, Deus de Amor e de Misericórdia em Cristo Jesus:

- Perdoai-nos pelos aspectos negativos em que temos sido críticos e censores dos outros – especialmente daqueles mais próximos de nós.

- Ensinai-nos a amar os outros como o Senhor nos tem amado.

- Ajudai-nos a remover a trave dos nossos próprios olhos, para que as nossas palavras e a nossa conduta, sejam exemplos da vida em Cristo, 
agradáveis ao Senhor e  possam edificar, soerguer, levantar as pessoas com as quais convivemos. Amém!

Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, Cheia de Graça, o Senhor é convosco..., rogai a Deus por nós, para que como a Senhora, Mãe, façamos a vontade do Senhor. Mt 12,50

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado!

Brasília-DF., 11 de setembro de 2015 

       Ana Miranda Bessa

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário