19.6.16

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. TOMAR A CRUZ E SEGUIR JESUS : ' TU ÉS O CRISTO!' - REFLEXÃO DO PASTOR







'“E vós, quem dizeis que eu sou?”(Lc 9,20), é a pergunta de Jesus ao apóstolo Pedro dirigida também a nós. Hoje, assim como acontecia naquele tempo, há muitas ideias a respeito de Jesus que não condizem com o Evangelho. Os próprios discípulos foram crescendo no conhecimento de Jesus Cristo convivendo com ele e ouvindo a sua palavra. De fato, nós conhecemos uma pessoa na medida em que vamos convivendo com ela. A fé em Cristo, manifestada por Pedro, é sempre dom de Deus. É somente por graça de Deus que podemos repetir, de coração, a profissão de fé de Pedro: tu és o Cristo de Deus! Para responder a pergunta de Jesus necessitamos estar animados pelo “espírito de graça e de oração”, prometido por Deus, conforme a profecia de Zacarias (Zc 12,10).

Contudo, o dom da fé deve ser acolhido num caminho de discipulado. A fé em nossos corações vai se iluminando e se fortalecendo ao longo de nossa vida de discípulos de Jesus, que nos chama a segui-lo até o calvário. A fé vai crescendo e amadurecendo na medida em que participamos da comunidade dos discípulos, que é a Igreja. Não há como dizer “eu creio”, sem aceitar dizer com a Igreja “nós cremos”! Por isso, conhecemos a Jesus com a Igreja e através da Igreja.

                                                 


Após a resposta de Pedro, Jesus fala de sua paixão e morte na cruz, referindo-se também à cruz na vida dos seus discípulos. As palavras dele a respeito da cruz ocupam grande parte da narrativa. Uma das concepções errôneas sobre o Messias, muito difundida naquele tempo, atribuía a ele o poder e a glória, como se fosse um rei poderoso à semelhança de tantos outros, excluindo-se os sofrimentos e a doação de sua vida. Jesus é o Messias servo que doa a própria vida. Para uma compreensão justa a respeito do Messias, os discípulos passariam pela experiência da cruz e pela acolhida do dom do Espírito Santo. Hoje, também, há muitos que querem excluir a cruz de Cristo para poder excluí-la da própria vida, esquecendo-se que o Ressuscitado traz em seu corpo glorioso as marcas da paixão. Ao afirmar, com Pedro e a Igreja, que Jesus é “o Cristo de Deus”, é preciso dispor-se a caminhar com ele rumo ao Calvário e com ele permanecer na hora da cruz. E, assim como ele fez, somos chamados a doar a vida pelos irmãos.

No próximo sábado, dia 25, acontecerá a ordenação de nove sacerdotes, na Catedral Metropolitana de Brasília, às 8:30 h. A celebração das ordenações é sempre um imenso dom de Deus para a nossa Igreja. Por isso, reze por eles e participe da celebração eucarística da ordenação!'  

   PALAVRA DO PASTOR
           TU ÉS O CRISTO! 
     Dom Sergio da Rocha
   Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 19 de junho de 2016
 Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário