3.4.17

A MULHER ADÚLTERA - JOÃO 8,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA





Em uma relação amorosa entre um homem e uma mulher, quem seduz quem, não se sabe.... Tudo pode ter começado com um olhar, como se diz amor à primeira vista, e ambos se apaixonam ou se sentem atraídos um pelo outro e sem pensar nas consequências de uma atitude precipitada praticam o que não lhes seria permitido praticar...

No evangelho de hoje narrado por João, temos uma mulher sendo apresentada por homens a Jesus e ao público por ter cometido adultério - com um homem provavelmente, para ser julgada por Jesus; e Jesus que faz novas todas as coisas, fê-los raciocinar colocando-os na mesma situação da ré .... E constatamos o desdobramento da acusação generalizada contra a ré, para o reconhecimento de uma autoacusação subliminar conjunta, onde os acusadores da ré, saíram todos de mansinho:

'Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
                          


Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? ” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.' João 8,1-11.

Caríssimos, sabemos que Jesus não nos condena, mas ele quer que reconheçamos as nossas faltas; contritos, não voltemos a pecar e nos convertamos para que ele possa nos perdoar pois como ele mesmo disse, ele veio para resgatar os pecadores, todos aqueles que precisam de perdão – Ez 33,11; Mc 2,5; 3,28!

Até aos nossos dias, regra geral, as mulheres ficam com a responsabilidade de arcar com o ônus de um momento de fraqueza que por um aparente amor se deixou envolver, como as mães solteiras que foram abandonadas grávidas pelos seus sedutores e elas assumem o encargo de cuidar de uma criança sozinha...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus que veio para fazer novas todas as coisas – 2Cor 5,17, nós vos amamos Senhor, nós vos adoramos, e vos pedimos ó Pai, abençoai e protegei todas as mulheres que são enganadas por homens pérfidos; egoístas, mentirosos que não têm, não tiveram nenhuma consideração, nenhum respeito, reconhecimento e sensibilidade para dar-lhes dignidade!

Pai Amado, abençoe as mães, os pais, as famílias para que saibam educar seus filhos e filhas, e possam ensinar e testemunhar em suas ações e atitudes para com aqueles, o respeito e a dignidade pela vida dos outros, porque todos somos filhos e filhas amados do mesmo Pai, nosso Deus e Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores agora e na hora da nossa morte, amém!

Brasília – DF., 03 de abril de 2017
         Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário