3.9.14

TRAVESSURAS DE ANINHA NA USINA RESSACA


                                                      
                                                       

                                                         5º Episódio: 

                                   HISTÓRIAS DE ANINHA NA USINA RESSACA
                         

 



As casas da Usina Ressaca tinham quintais individuais separados por cerca de arame farpado entrelaçado com varas finas de arbustos para que as galinhas, galos, patos, pintinhos e patinhos não transitassem entre um quintal e outro ...

 Para entrar e sair do quintal havia um pequeno portão que se mantinha fechado por uma tramela.


Para adentrar a casa da D. Xavi, esposa do seo Pereira, Gerente do Armazém,  o caminho mais curto da minha casa à casa dela, era passar pelo quintal .

Chamava-me  a atenção o Galinheiro... Lá estavam os patinhos e pintinhos amarelinhos correndo e brincando pra lá e pra cá e me chamavam a atenção ... Eu gostava muito de vê-los assim tão pequeninos e  me deliciava em pegar e acaricia-los  por causa da pluma suave de suas futuras penas.



As casas, com exceção da casa grande eram todas geminadas e compridas...
Na sala de refeições da Dona Xavi havia sempre sobre a mesa,  variadas e  belas compotas de doces. Compota  de mamão, caju, limão, laranja, goiaba, figo, etc.



 A minha vontade de comer doce era maior que o meu respeito pelo politicamente correto e eu pegava escondido doce com a mão suja de patinhos e pintinhos ...
Doce na mão eu saia pela casa e muitas vezes, pingava calda no chão, denunciando que alguém havia comido doce da compota...
Mas como o chão era calçado com tijolo, saber o que tinha acontecido ali, devia ser irrelevante...

Assim, quando vejo pessoas que têm nojo de tudo, que têm um zelo excessivo pela limpeza..., lembro-me que eu fazia aquilo ingenuamente  e ninguém sabia se uns dedinhos sujos  foram enfiados naquela sobremesa...

Claro que devemos amar a limpeza porque é para o nosso próprio bem, mas não devemos 
ser escravos dela.
Brasília, 03 de setembro de 2014
Ana Miranda Bessa
Próximo episódio, 4ª feira dia 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário