30.11.14

COITÉ - CAPÍTULO IV

                                                     

                                                                                                              
              CREUSANTINA, UMA HEROÍNA ANÔNIMA-2


Dai para frente o seu pai ensinou-a, a seu pedido , a manusear um facão, bem amolado, que usava constantemente na cintura. Também aprendera a atirar com uma pequena espingarda, de carregar pela boca. 
A garrucha de dois canos que ela herdou do seu pai, quando veio a falecer, passou a usa-la escondida debaixo da roupa. Mas que roupa?

A roupa que nossa heroína passou a adotar, era usar uma calça de homem com um vestido por cima.

Aprendeu com destreza a cavalgar o jegue da família, o Teimoso . Montava igual aos homens , isto é com as pernas abertas sobre a sela fixa no lombo do animal. Nada de sela especial para mulher que só provocava desequilíbrio se o animal passarinhasse assustado com algum bicho . Enfim, estava preparada, para viver a vida difícil por aquelas bandas.

Mas com toda valentia e independência, não tinha gestos nem trejeitos masculinos. Ao contrario era uma morena bonita e muito feminina, cabelos cacheados, sempre sorridente com os dentes perfeitos.

 Neste momento que conto esta estória ela estava com  17 anos. Não quisera ainda casar nem ajuntar com o Damião a quem amava muito. Queria estar junto com seus pais para dar assistência e cuidar deles como uma filha dedicada.

 Era dócil com quem era dócil com ela. Sorridente nas horas certas,  corajosa e séria nas horas incertas.

Mas e o Damião que estava apaixonado por ela e ela por ele?  Era amor antigo... Desde o tempo da escola, se é que poderia chamar escola, que a voluntaria e dedicada Professora Romana ministrava português, matemática e outros pequenos conhecimentos  de história e geografia ,aos poucos alunos com coragem para frequentar tais ensinamentos. Portanto ambos sabiam ler e escrever.

Após o falecimento de seu pai, a doença de sua mãe piorou. Não sabia o que poderia ser essa tal doença. Desconfiava que era o coração. Numa certa madrugada sua querida mãe a chamou. Atendeu de imediato, ajoelhando-se perto da rede onde sua mãe deitava. Escutou a voz de sua  mãe muito baixinho:

Filha minha: acho que estou morrendo. Em nome do Senhor Jesus , acende uma vela e coloque nas minhas mãos ! Mal colocou a vela acesa nas mãos de sua mãe, ela virou o rosto em direção de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e dando um longo suspiro faleceu!

Era muito comum quando alguém da família falecia, principalmente as mulheres, aprontarem  uma gritaria. Tanto na hora do falecimento, como na hora do sepultamento.
Mas com Creusantina era diferente. Nenhum grito nem gemido... Apenas lágrimas em abundancia escorreram pelo seu rosto.

 Ela sabia que este era o destino de todo ser vivente sobre a terra. Para sua querida mãe , como para seu estimado pai, a vida terminara, pela vontade de Deus... a vida dura aqui na terra. Encerrou-se para ambos a vida..." neste vale de lágrimas", como diz a oração de Salve Rainha.

Esperou amanhecer. Chamou as mulheres da vizinhança para ajuda-la a vestir sua mãe e pediu a alguém para chamar o Damião.
Rapidinho Damião estava presente. Abraçaram-se e ambos choraram baixinho. Passado alguns minutos, Damião refazendo-se da emoção, tomou as providências necessárias para o sepultamento, que foi realizado antes do almoço. Naquela região e época não podia esperar muito, em virtude do calor.

De retorno do cemitério, de mãos dadas e em silêncio foram para a casinha da Creusantina. Assim que chegaram e entraram, cada um foi ocupar um banquinho.
Após mais alguns minutos de silêncio Damião falou:

Minha querida e amada Creusantina. Nós dois agora, se formos morar separados, cada um em sua casinha, vamos sentir muita solidão. Há muito eu quero casar com você. Acredito que chegou a hora. Hoje só temos um ao outro. Não fica sozinha, não! Vamos juntar o que é seu e vamos para minha casa. Vamos viver juntos até o Padre chegar e então casaremos com as bençãos de Nossa Senhora da Conceição. Você aceita, minha querida?

Creusantina..., como os meus leitores já perceberam, era uma mulher que tomava decisões rápidas, mas não erradas. Amava o Damião há muito tempo e sua resposta foi pronta: aceito sim, querido Damião !

Selaram aquele compromisso com um prolongado  abraço e um beijo apaixonado. Oh, que felicidade !

Assim sem perder tempo juntaram o que podiam, o que não era muita coisa, colocaram dentro de alguns sacos e ajeitaram os mesmos em cima do jegue arriado com a sela da Creusantina. Não foi esquecido o facão, a espingarda de carregar pela boca e a poderosa garrucha de dois canos, calibre 32.

Damião ao ver aquela arma  que impunha respeito aos mais atrevidos exclamou: igualzinha a minha...!

Brasília-Df, 30 de novembro de 2014
Djalmir Bessa


VIGIAR PARA NÃO SER SURPREENDIDO-MARCOS 13,33-37: UMA REFLEXÃO



A pessoa amada é sempre bem-vinda: arrumamos, planejamos tudo e nos alegramos com sua chegada. Assim também devemos esperar Jesus quando Ele vier...

Quando os nossos queridos moram distante de nós, comunicamos com eles pela Internet, telefone, cartas...

Jesus esteve pessoalmente conosco, foi crucificado, morto, sepultado mas Ressuscitou e apareceu aos seus Apóstolos e outras pessoas como nos atestam os Evangelhos.



Jesus enviou o seu Espírito Santo aos seus Apóstolos para que eles fossem as suas testemunhas... Atos 1,6-8 e assim aconteceu, em Pentecostes Atos 2.

Com Jesus, contatamos com Ele em espírito e em verdade - João 4, 23 - pela oração diária, alicerçados nas Escrituras Divinas, a Bíblia.

Só amamos o que conhecemos. A alegria do encontro diário com Jesus, na Eucaristia e meditando a Sua Palavra, fazem com que nos aproximemos mais Dele, assim como convivemos , em intimidade, com os nossos queridos.

Jesus é parte da nossa família, porque somos Filhos de Deus graças ao Espírito Santo..., "recebemos um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! e, continua São Paulo  aos Romanos 8,14s - O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo,  pois sofremos com ele para também com ele sermos glorificados!"

Caríssimos, o Senhor nosso Deus e Pai, nos mostra e nos concede a Sua Bondade e Salvação - Salmo 84,8

Alegremos-nos e Nele exultemos!

Excelente Domingo a todos: Dia do Senhor!

Brasília, 30 de novembro de 2014
     Ana Miranda Bessa

29.11.14

VIGIAR PARA NÃO SER SURPREENDIDO-LUCAS 21,34-36 : UMA REFLEXÃO




Diz-nos Jesus: " Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem". Lucas 21,34-36



Jesus passava as noites ao relento, no monte chamado de Oliveiras - João 8,1 e antes do nascer do sol, já se achava outra vez no templo. Todo o povo vinha a ele e, sentando-se, os ensinava. 

A vigilância e a a oração perseverante tranquiliza a nossa mente e o nosso coração, porque é um elo harmonioso e perfeito que nos une à Jesus e ao Pai!

Assim como Jesus ensinava o povo no templo, a Sua Palavra Eterna permanece e Ele nos convida a irmos até Ele:
 "Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
 Mateus 11,28-30

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Brasília-DF, 29 de novembro de 2014
          Ana Miranda Bessa

28.11.14

PARÁBOLA DA FIGUEIRA-LUCAS 21,29-33: UMA REFLEXÃO




A Palavra do Senhor neste tempo é para meditarmos sobre a nossa conduta e abrirmos o nosso coração para acolher o Senhor que vem...

Os sinais precursores virão como nos fala Jesus nesta parábola. Deveremos estar preparados para aquele dia, ou o dia da nossa morte.

Se a Tenda de Deus  - Salmo 84 - esteve por 40 anos com os Israelitas no deserto - Êxodo 33,7s -, Jesus nos diz que Ele está conosco todos os dias,  até a consumação dos séculos: Mateus 28,11.
Por isso, não há o que temer. 
Jesus está conosco!
 Alegremo-nos e n'Ele exultemos!


Caríssimos, rezemos o Pai-Nosso que nos foi ensinado por Jesus - Mateus 6,9s - conscientes de cada palavra que proferimos, porque contem o louvor ao Pai, o nosso desejo de vir à nós o Seu Reino e de aceitarmos a Sua Vontade em nossas vidas...

"Sim, então darei aos povos lábios puros, para que todos possam invocar o nome de Deus e servi-Lo ...".  Sofonias 3,9

Deus de Amor e de Bondade: 'Dá-nos Sabedoria para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos'. Amém!

Brasília-DF, 28 de novembro de 2014
Ana Miranda Bessa

27.11.14

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS-UMA REFLEXÃO




Nosso Deus e Pai nos convida ao louvor por aqueles 'bem -aventurados que foram convidados para a ceia nupcial das bodas do Cordeiro'. Salmo 100

Hoje, Dia Nacional de Ação de Graças.
 Na época da ditadura militar, o General Ernesto Geisel, Batista, fazia memória pública deste dia de agradecimento ao nosso Deus e Pai, pelas dádivas recebidas pelo Brasil e seu povo durante o ano.

Os Estados Unidos da América do Norte, de maioria protestante, faz memória deste dia - semelhante para eles -, ao Natal, onde as famílias se reúnem em um almoço/jantar festivo de Ação de Graças.

No Brasil, parece-me, o nosso povo de maioria católica, tem esquecido este dia de gratidão por tudo que somos, temos e amamos.


Na Parábola do banquete nupcial - Mateus 22,1-14, Jesus conta que um rei, envia seus  "servos para chamar os convidados às núpcias, mas estes não quiseram vir.... Com efeito, muitos são chamados, mas poucos escolhidos".












Como ' filhos do Deus vivo' - Romanos 9,25s -, roguemos ao nosso Deus e Pai Misericordioso para que Ele nos conceda a graça de no dia do julgamento, quando o Filho do homem vier em sua gloria, "... ergamos e levantemos a cabeça, para contemplarmos e vivenciarmos a nossa libertação".  
 Lucas 21,20-28

Sejamos pois, canais de graças aos nossos irmãos e irmãs mais necessitados!

Graças Senhor, " Pai, dou-te graças porque me ouviste."
João 11,40

Brasília-DF, 27 de novembro de 2014
Ana Miranda Bessa




26.11.14

COITÉ- CREUSANTINA,CREUSANTINA.....

                                                    Capítulo III

                            CREUSANTINA, UMA HEROINA ANÔNIMA-1


Há, Creusantina, Creusantina, meu amor ! Assim pensava e suspirava o Damiâo.     

 Damião estava morando sozinho naquele pequeno sítio bem perto de Conceição do Coité. Seus pais já haviam falecidos e sepultados no pequeno cemitério da vila. Ele já estava com 20 anos. Suas duas irmãs casadas foram embora com seus maridos para o Ceará. Foram morar na região do Cariri. Lá parece que a vida é mais suave do que aqui. Mas nada o atraia em ir para aquela região. Pensava diferente. Se tivesse de abandonar o seu pequeno sítio iria em direção ao mar ou para o sul. Pensava também no grande Rio São Francisco.

Mas vamos falar da Creusantina. Sua mãe viúva já andava meio adoentada. Sentia palpitações no seu coração , respirava com dificuldade e sempre reclamava de uma dor no braço esquerdo. Seus dois irmãos resolveram ir para o sul e não deram mais notícias.                                                                        
 Mas ela era uma mulher diferente das demais da região. Desde pequena aprendera a resolver sozinha  seus problemas. Era uma mulher valente . Quando na puberdade, com os peitinhos despontando sob o vestido de chita, um certo coronel não se sabe de onde, queria leva-la para o seu redil. Isso mesmo redil!                                                             

Ela reagiu violentamente, com unhas, dentes e ponta pés  no cabo-mandado que viera sequestra-la. O dito cujo, desistiu, cheio de escoriações que ficara, além de uma profunda ferida na cabeça, resultado da pedrada que em tempo oportuno, na refrega, ela empunhando uma respeitável pedra a desferiu com toda força na cabeça do mau elemento. 






  O sangue jorrou com vontade e o facínora cambaleando, sem muita visão porque o sangue escorria pelos olhos e ainda por cima sob os efeitos da poderosa pancada, com muito custo conseguiu montar na sua mula e desaparecer.                           

Este temeroso fato aconteceu  à plena luz do dia e ao lado da Igreja. Quando os poucos que assistiam esta tentativa de sequestro quiseram interferir  para dar apoio a Creusantina , já era tarde. O bandido já tinha escafedido...

Assim, a notícia da jovem valente que soube resistir há uma tentativa de sequestro e que botara o bandido para correr, de nome Creusantina, correu por toda a vila e até alguns indivíduos  em transito pelas redondezas, levaram este fato ao conhecimento de muitos. Naturalmente aumentaram a notícia! 

Damião ao saber do acontecido ficou muito orgulhoso de sua jovem namorada. Ah, que maravilha, assim é que devia ser. Poderia num futuro próximo casar com a sua querida, bonita, sincera e valente Creusantina!  

Brasília- DF, 27/11/2014
DALMIR BESSA 

                                                            

OS SINAIS PRECURSORES (cont.)- LUCAS 21,12-19: UMA REFLEXÃO




Jesus disse aos seus discípulos no Sermão da Montanha que dentre outros:" Felizes sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus..." Mateus 5




Assim é a vida para muitas pessoas que seguem Jesus Cristo...

Em pleno século XXI,  muitos cristãos ainda são torturados e mortos porque creem no Senhor da Vida. Aqui está o paradoxo: a vida, é a Vida Eterna, porque a terra para nós é uma transição, uma passagem, para chegarmos à Ela, Vida Eterna. Eu creio nisso!

A história de Macabeus 2,6-7, dentre outros,  conta o  martírio do ancião Eleazar e o martírio dos Sete irmãos e sua Mãe, que por confiarem e esperarem  nas promessas do Senhor Nosso Deus e Pai, se deixaram martirizar... Testemunharam a Fé... É uma história de fé e de esperança na Vida Eterna.

Somos peregrinos e a nossa morada definitiva é o Céu, onde cantaremos e louvaremos com todos os Anjos e Santos ao Senhor nosso Deus:  ' Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!' Salmo 98

Brasília-DF, 26 de novembro de 2014
           Ana Miranda Bessa

25.11.14

...A RUÍNA DE JERUSALÉM - LUCAS 21,5-11: UMA REFLEXÃO




Quando Jesus falou aos seus discípulos sobre a sua missão..., 'muitos dos seus discípulos  voltaram atrás e não andavam mais com ele.'

Então disse Jesus aos Doze:" Não quereis também vós partir? " Simão Pedro respondeu-lhe: "Senhor, a quem iremos ?  Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus." João 6,67s

Jesus resume toda a Palavra do Pai e a cumpre e profetiza, dentre outros, sobre os Sinais precursores do final dos tempos. Hoje nos fala  sobre a ruína de Jerusalém, Lucas 21,5-11.





Jesus Cristo nosso Rei, Deus e Senhor, nós acreditamos em Vós e  aspiramos, queremos, desejamos..., estar um dia no vosso reino, para vos adorar, louvar e contemplar...

 Nós  vos pedimos,  se ainda não somos bons e misericordiosos, Faça-nos bons e misericordiosos, porque o Senhor tudo pode!

Somos vossos Senhor Jesus, queremos fazer a vontade de Deus Pai  e estar ligados, conectados no Senhor, porque as vossas palavras, são palavras de salvação e de vida eterna.
 Ajuda-nos Senhor Jesus!

Graças, Glórias e Louvores à vós, Senhor!

Brasília-DF, 25 de novembro de 2014
Ana Miranda Bessa


24.11.14

A OFERTA DA VIÚVA - LUCAS 21,1-4 : UMA REFLEXÃO




Nosso Deus e Pai tudo criou para nós seus filhos amados, mas a a vaidade, o egoísmo, a mentira..., envolveram o homem - Gêneses 1,2,3 e perdemos as dádivas do Paraíso.

Os satélites, são como olhos humanos que vêem do espaço esconderijos, casas e outros..., muito mais o nosso Deus e Pai, Vê e Sabe tudo, como Pedro disse à Jesus:" Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo." João 21
Quando damos a nossa oferta ao Senhor, é uma lembrança nossa, muito singela, para demonstrar a nossa gratidão por tudo que Ele nos dá...

Esse dar um pouco do que temos a Deus e aos necessitados, tem um retribuição Divina, não só em forma concreta, mas espiritual, como a nossa Paz, Serenidade, Felicidade... Esta felicidade,  não é como a felicidade do mundo, que acontece por um momento e acaba, e fica-se mais deprimido/a, ainda...

A viúva da história de hoje, "deu tudo quanto tinha para viver", porque ela confiou e esperou em Deus!
 Deus não nos decepciona jamais.

 Sou testemunha desta Verdade!

Pai Santo, Pai Amado, ensina-nos a sermos mais generosos, misericordiosos e cheios de bondade para com o nosso próximo. 1 Coríntios 16,1-4

Brasília-DF, 24 de novembro de 2014
            Ana Miranda Bessa

22.11.14

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS-LUCAS 20,27-40 : UMA REFLEXÃO





"Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele". Lucas 20,38, Palavra de Salvação proferida pelo Senhor Jesus.



' Nós vivemos para Deus', graças Senhor...
Sim, lembro-me que quando somos crianças nosso foco central são nossos pais... Como meu pai faleceu quando eu era pequena, meu foco central foi a minha mãe...

Tudo o que eu fazia, era sempre temendo, respeitando, não querendo contrariar, nem deixar aborrecida a minha mãe e sempre procurei ser dócil e obediente...

Hoje adulta, temo a Deus e respeito o meu marido Bessinha, como São Paulo nos exorta na Carta aos Efésios 5,21.

Se nossos pais têm carinho e cuidados para conosco, por um tempo nesta vida, muito mais nosso Deus e Pai, que nos criou para sermos eternos e jamais nos abandonará, porque somos Seus para sempre. Lucas 20,27-40

'Bendito seja o Senhor, meu rochedo!'

Brasília-DF, 22 de novembro de 2014
          Ana Miranda Bessa

21.11.14

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA - MATEUS 12,46-50 : UMA REFLEXÃO





A Fonte da Vida está em Deus e com a Sua Luz nós vemos a Luz , esta Luz, que é Jesus! Salmo 36,10

Hoje a Igreja Católica faz Memória da Apresentação de Nossa Senhora: " Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor."
 Zacarias 2,14-17


Nossa Senhora da Conceição


Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel, o que traduzido significa: " Deus está conosco". Mateus 1,23

E o Senhor habitou entre nós - Marcos 6 - e continua conosco todos os dias até a consumação dos séculos,  - Mateus 28,11-, graças ao Nosso Bom Deus e Pai e graças ao "sim" de Maria de Nazaré.

'Quem é Esta que avança como a  aurora...
 Temível como o exército em ordem de batalha...
 Brilhante como o sol e como a lua, mostrando o Caminho - Jesus - aos filhos seus...'

Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco...

Brasília, 21 de novembro de 2014
Ana Miranda Bessa

20.11.14

COITÉ

                                           CAPÍTULO -II

                               DAMIÃO, UM HEROI DESCONHECIDO - 2


Mas que coisa gozada Damião. Vale? Exclamou a Creusantina !

Sim meu amor, Vale. Continuou o Damião. Vou contar : o nome certo é Vale Por Dois. Mas fica difícil estar chamando o espertinho de Vale Por Dois, assim abreviei para Vale.

 Quem meu deu este valentinho é que deu este nome a ele. Modo que ele quando ainda mamava na cadela-mãe, ele sempre mamava por dois. Tá explicado?
 
Creuzantina  era uma das mais bonitas  morenas que Damião já tinha visto. Sorriu docemente  com aquela explicação e aproveitando a ocasião que sua mãe, viúva, estava ausente,  beijou o apaixonado Damião. Oh, que felicidade!

 Bem, mas qual era o motivo de tanta apreensão do Damião? A água do poço é que estava baixando, perigosamente,  mais do que devia. 

Ate os dois córregos que cortavam a vila e passava ali  por perto o Boqueirão e o Pau-de-Colher, já não eram os mesmos. Só restava um fiozinho de nada e daqui a pouco eles estariam cortados. Ali estava o nó da questão! Sem água não há vida! Não adianta ter comida !

 Toda manhã Damião media a água do poço, com uma vara amarrada por uma cordinha. Descia a mesma até o fim do poço  e observava a marca deixada pela agua. Marcava com o seu facão o sinal da agua deixada na vara.


Nesta manhã até que não baixara muito. Que bom! Mas isso não queria dizer que o poço ia aguentar a seca que se prolongava...

 Precisava tomar uma atitude, para continuar a viver  com a sua querida e amada Creusantina. Era o velho conselho familiar: prevenir, tomar atitudes e decisões em tempo, antes que o mal se agrave... Não deixar acontecer e por  conseguinte, não perecer !

Continua no próximo capítulo

Brasília, 20/11/2014
Djalmir Bessa



LAMENTAÇÃO SOBRE JERUSALÉM - LUCAS 19,41-44: UMA REFLEXÃO



Jó, 'ao perceber a nova realidade de Deus, porque ele possuía de Deus apenas uma ideia transmitida pela tradição, penetrou no mistério, e inclina-se perante a Onipotência'.
Jó 42,5

Compreender e penetrar o profundo mistério de Deus, assim como São Francisco de Assis e tantos outros Santos e Santas de nossa Igreja Católica, é receber, experimentar e experienciar o Dom da Paz...




Jesus teve compaixão de Jerusalém quando por ela chorou e disse: " Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a Paz! Agora, porém, isso está escondido dos teus olhos!" Lucas 19,41-44

Jesus é o Príncipe da Paz e seu coração compassivo, bondoso e misericordioso quer que todos nós, possamos cantar um canto novo porque ' Fizestes de nós para Deus, sacerdotes e povo de Reis.' Salmo 149

Que a Paz de Jesus, reine em nossos corações, amém!

Brasília-DF, 20 de novembro de 2014
           Ana Miranda Bessa

18.11.14

ZAQUEU,O PUBLICANO - LUCAS 19,1-10 : UMA REFLEXÃO




O amor de Deus por nós se renova em todos os instantes de nossas vidas e assim devemos nós também, renovar o nosso amor por Deus em todo tempo e lugar...

Jesus se faz presente no meio de nós constantemente conforme Sua promessa em Mateus 28,11 e quer a nossa salvação. Lucas 19,1-10



Quer que Caminhemos com Ele, na Verdade, porque Ele é Vida, e Vida Eterna!

Jesus se faz íntimo de nós porque Ele nos ama e quer compartilhar conosco as alegrias do, Pai como cantamos: ' Jesus, rosto divino do homem! Jesus, rosto humano de Deus!'  Jesus,  revela o Pai para nós. João 14,9.

Quando amamos e somos amados, queremos ficar com os nossos amados e Jesus, que nos ama e deu sua vida por nós, o quer também e penso que Ele o quer muito mais do que podemos imaginar...

'Só o amor constrói', e a alegria do encontro com Jesus ergue essa construção, nos faz fervorosos e receptivos para compartilharmos calorosamente tão grande amor de Deus por nós! Amém!

Brasília-DF, 18 de novembro de 2014
            Ana Miranda Bessa

17.11.14

O CEGO DE JERICÓ-LUCAS 18,35-43: UMA REFLEXÃO




Jesus, Jesus, Nome sobre todo nome!

Quando invocamos Jesus, chamando-O: Jesus... Ele  nos escuta e vem ao nosso encontro, como esteve com o cego de Jericó - Lucas 18,35-43:
 "Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou:" O que queres que eu faça por ti?" O cego respondeu:" Senhor, eu quero enxergar de novo. Jesus disse: "Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou".




A minha fé pequena fez-me clamar por Jesus, em um momento desesperador...

Eu tinha 18 anos e estava afogando num poço profundo  de um rio - com mais duas pessoas - no rio Paraguai em Cáceres-MT.

Quando senti que meus pulmões não suportavam mais a pressão da água, rezei, mentalizei:Jesus...Jesus... e alguém, de um barco que passava ali naquele momento, mergulhou e me salvou... Outros, salvaram as duas outras pessoas que também se afogavam, naquele mesmo poço do rio... 

Nascemos de novo! 

Jesus me 'concedeu a graça de comer da árvore da vida!'  Salmo 1.  Sou-Lhe grata por tudo e o Louvo e Glorifico em todas as circunstâncias...

A Sua Promessa de estar sempre conosco - Mateus 28,11 - é Real e Verdadeira!

 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Para sempre seja Louvado!

Brasília-DF. 17 de novembro de 2014
         Ana Miranda Bessa



16.11.14

PARÁBOLA DOS TALENTOS - MATEUS 25,14-30: UMA REFLEXÃO



Pais médicos, querem que pelo menos um de seus filhos seja médico, médica, e se orgulham, se regozijam com este feito: saber que a profissão que abraçaram terá continuidade. Assim o é, com todas as demais atividades.

Tal qual acontece com os homens, nosso Deus e Pai também se Alegra e se Regozija quando exercemos os Dons que Ele coloca à nossa disposição e os multiplicamos, para o bem de todos.

"... todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto e desce do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. Por vontade própria Ele nos gerou pela Palavra de Verdade, a fim de sermos como que as primícias dentre suas criaturas."  Tiago 1

Como filhos amados do Pai, que recebemos a Sua Palavra e Dons, os coloquemos em prática, para que a Abundância do Senhor seja constante em nossas vidas.

Louvando a Deus, cantemos: 
"Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais. 
Se sou fiel no pouco, meus passos guiará."

'Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!'

Brasília-DF, 16 de novembro de 2014
      Ana Miranda Bessa

15.11.14

O JUIZ INIQUO E A VIÚVA IMPORTUNA-LUCAS 18,1-8: UMA REFLEXÃO




Uma viúva, durante muito tempo recorria ao juiz pedindo justiça contra seu adversário e o juiz um dia, fez-lhe justiça... Lucas 18,1-8.



Jesus nos conta esta parábola para nos mostrar que devemos ser perseverantes na Oração. 

A insistência da criança com seu pai, sua mãe, para conseguir algo e regra geral, o consegue, pode nos servir como modelo de oração perseverante e de intimidade com nosso Deus e Pai. 

E Jesus conclui: "  E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai faze-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa."

Diz-se que ' a justiça divina pode tardar mas que não falha...'
Temos um Deus e Pai Misericordioso que disse a Moisés:
"Farei misericórdia a quem fizer misericórdia e terei piedade de quem tiver piedade." E continua  São Paulo, 'não depende portanto daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que faz misericórdia.' Romanos 9,14ss.

Pai Santo, Pai Amado, concede-nos a graça de vivermos na verdade, amarmos e  acolhermos as pessoas e  sermos misericordiosos como o Senhor é Misericordioso. Amém!

Brasília, 15 de novembro de 2014
Ana Miranda Bessa

14.11.14

COITÉ - CAPITULO I



                                                                                      




Essa estória retrata a seca que assolou o nordeste da Bahia nos finais do século XIX. A vila de Nossa Senhora da Conceição de Coite, hoje cidade Conceição de Coité, retrata as lutas, alegrias e tristezas de suas valentes mulheres heroínas. A época é verdadeira, a vila é verdadeira, os personagens são da cabeça e do coração do autor.

                                   Capítulo I

           DAMIÃO, UM HERÓI DESCONHECIDO

A seca voltara a castigar o norte da Bahia. Repetia-se os trágicos acontecimentos dos meados do século XIX.  No final deste mesmo século,  ela estava de volta, parece mais brava ainda. Era o que pensava Damião, sentado num pequeno banco na porta de sua casinha  de pau a pique.                                                                                            
Era madrugada e ele viera para fora da casa para aproveitar o ar fresco da madrugada e pensar no que fazer, para escapar daquela situação terrível que se apresentava. A vontade de ir embora aumentava. Os seus dois cachorrinhos, abanando os rabos, Valente e Vale, vieram deitar aos seus pés.                                                                                                                                  
Sua companheira e esposa  ainda dormia. Casara-se há pouco tempo com a Creusantina, na igreja Nossa Senhora da Conceição na pequena vila Conceição do Coité, onde os pais de ambos  moravam há muitos anos. 

Seus avós e seus pais, já falecidos, aprenderam  com sofrimento a lidar com este flagelo: a seca.
 Transmitiram uns aos outros a sabedoria de como enfrentar esta mazela. Principio de toda e qualquer atividade humana : prevenir, tanto para o bem, quanto para o mal.

Agora era a vez do mal, pensava o Damião, que estava chegando, mas prometia ser demorado e avassalador. E Damião estava prevenido? Sim, dentro das limitações da região onde morava.

Aprendera a não criar gado, nem boi, nem vaca. Essa criação não suporta por muito tempo a seca. É a que perece primeiro. Adotara  criar bodes e cabritos como seus pais.




 Ele mesmo fora criado com leite de cabra e achava que por isso era mais forte do que muitos seus conterrâneos. Galinhas, sim, de preferência as africanas d’angola, que devoram tudo, até animais e insetos peçonhentos. Também já vira elas disputarem  as fezes dos bodes e das cabras.

 Em épocas de seca, bodes e cabras alimentam-se de mato seco, folhas da árvores, casca das árvores e até sobem nelas .Ele já vira até cavarem o chão à procura de raízes do que fora alguma erva: se venenosa ou não, não tinha importância, nada faz mal a estes animais abençoados.

Cavalo? Nem queria saber deles. Somente jegues. Os seus eram da raça Pega. Machos castrados. Capados, viviam sossegados, sempre beirando a casa. Possuía três. Dois que eram seus e o terceiro viera quando a sua amada e querida Creusantina  mudara para sua casa. 


Nunca, depois de amansados e castrados,  negaram a sela ou a cangalha. Eram dóceis e obedeciam com facilidade os comandos em forma de pequenos assobios que Damião com paciência os treinara.

Naquele momento ele escutava os primeiros sinais da natureza ao amanhecer junto ao blen - blen - blen  das sinetas que estavam atadas aos pescoços das cabras e do bode garanhão que pastoreava o pequeno rebanho. Retornavam toda a tarde para o curral em busca de água e um punhadinho de milho que era dado para eles  manterem  este costume.

Água.... Damião, aprendera a cavar poço, o que fazia muito bem, ajudado por seus vizinhos... Não era de muito boa qualidade, mas dava para matar a sede, inclusive das criações.

Mas o que Damião comia, além de um cabrito que sacrificava uma vez ou outra ? Ovos e uma galinha D’angola,   rapadura, farinha, mandioca. Feijão estava escasso, arroz nem se fala. Trocava cabrito por estes. Nisso ele era esperto. Sabia negociar.

Mas como era difícil achar os ovos destas galinhas e mesmo pegá-las ! Sim, mas ele contava com a ajuda de seus dois vira-latas,  pequeninos, magrinhos por natureza mas,
bons caçadores e guarda da sua casa !

Como é mesmo o nome deles? Perguntara  certa feita a Creusantina quando ainda namoravam...

Bem, o pretinho é Valente e o marronzinho é Vale, respondeu Damião.


Mas que coisa gozada Damião. Vale? Exclamou a Creusantina!

Brasília-DF, 14 de novembro de 2014
Djalmir Bessa

O DIA DO FILHO DO HOMEM-LUCAS 17,26-37: UMA REFLEXÃO




Não sabemos  quando voltaremos ao Pai... 
Nossa vida é tênue e podemos falecer a qualquer momento. 
Caminhar no Caminho do Senhor é uma decisão nossa... e se assim procedemos estaremos com o Senhor, mas se assim não o fizermos, nos faz lembrar quando Jesus nos fala  na passagem do ' O mau rico e o pobre Lázaro', em Lucas 16,19ss.


Fomos marcados no nosso Batismo com o Selo Indelével do Espirito Santo e somos pertença do Senhor!
 Ezequiel 9,1ss nos fala da Marca do Senhor...

Os  Marcados, serão poupados da Grande Tribulação...
 São João confirma em Apocalipse 14, que ' Os resgatados do Cordeiro', serão salvos.

'A amplitude cósmica  desse acontecimento' nos é relatada pelo Senhor Jesus em Mateus 24,29ss.

A decisão é nossa...

O Senhor Jesus nos ama e quer que todos se salvem. Nosso Deus e Pai, escuta a nossa prece e vem em nosso auxílio como veio em auxílio de Sansão - Juízes 16,28ss.

É ' Feliz quem na Lei do Senhor Deus vai progredindo' nos diz o refrão do Salmo 119.

Graças Senhor!
Glórias e Louvores a Vós, Senhor!

Brasília, 14 de novembro de 2014
    Ana Miranda Bessa

13.11.14

O DIA DO FILHO DO HOMEM - LUCAS 17,20-25 : GRATIDÃO!





O Reino de Deus está no meio de nós e é verdade, porque quando clamamos ao Senhor Ele sempre nos ouve e vem em nosso auxílio: louvado seja o nosso Deus!

A nossa fé no Senhor nós a vivenciamos e experimentamos como o ar que respiramos - e sem o qual não podemos viver -, está em toda parte... Deus assim também está!


Darei o nosso testemunho, dessa presença amorosa do Senhor no meio de nós e assim O louvamos e O glorificamos, por todos os séculos dos séculos, amém!
  
 Meu marido Djalmir Bessa, após 3 dias hospitalizado com Arrítmia - no Hospital de Base de Brasília-DF- foi tratado e medicado com competência e dedicação, em especial pelo médico indiano cardiologista Ajay Kumar Mehla tendo em sua Equipe Enfermeiros e o Médico Assistente Dr. Rômulo Alzuguir Montijo: a todos, o nosso carinho e a nossa gratidão.

Esses profissionais são verdadeiros guerreiros e vencedores de uma batalha diária a favor da vida: Deus os Proteja e os Abençoe sempre, amém!

Senhor Jesus, revela-nos sempre a Vossa Presença no meio de nós porque precisamos e necessitamos do Senhor!

Somos felizes porque nos apoiamos em Vós, nosso Deus e  Senhor, nosso Rochedo e Fortaleza diária na Sagrada Eucaristia ! 
Hoje, pelo Vosso Amor e Vossa Misericórdia, podemos comemorar o Dom da minha vida! Graças, Senhor! Glórias e Louvores à Vós Senhor!

Brasília, 13 de novembro de 2014
         Ana Miranda Bessa

8.11.14

O BOM EMPREGO DO DINHEIRO-LUCAS 16,9-15: UMA REFLEXÃO




Deus nos pede fidelidade e honestidade nas coisas grandes e pequenas...

Inteligência nas nossas atitudes e ações, requer um 'sábio discernimento dos verdadeiros bens, que faz viver segundo a virtude e assegura a conformidade às exigências divinas. É raiz estável - Provérbios 12,3 - e fecunda, produzindo frutos para a Eternidade'. Sabedoria 15,3



Jesus, rezando  ao Pai por nós, Lhe diz: "Ora, a vida eterna 
é esta: que eles te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo." João 17,3

Assim, para nós que acreditamos e temos fé em Jesus Cristo, perseveremos  firmes no Senhor porque 'tudo podemos naquele que nos dá força'. Filipenses 4,10-19.

Senhor Jesus, abra os nossos olhos, enche os nossos corações de entendimento e compreensão para administrarmos com honestidade e fidelidade, quaisquer bens ou valores que estejam sob a nossa responsabilidade.
Amém!

Brasília-DF, 08 de novembro de 2014
                  Ana Miranda Bessa