12.12.20

LUCAS 1,39-47 - VISITA DE MARIA A ISABEL . FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE : REFLEXÃO DE ANINHA

 


A Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira da América Latina. Segundo arraigada tradição, a imagem da virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Seu culto propagou-se rapidamente e muito contribuiu para a difusão da fé entre os indígenas. A 12 de outubro de 1895 houve a coroação pontifícia da imagem, concedida por Leão XIII. Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina e em 1945 Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”. Liturgia

Caríssimos, verdadeiramente só amamos o que conhecemos, pelo testemunho de pessoas idôneas, pelos nossos olhos que veem, ouvidos que escutam, coração e mente que sentem e se regozijam... Há tempos, li o livro do Padre Quevedo sobre Nossa Senhora de Guadalupe e Dieguito, cuja história me fascinou e, em todos  os  Terços que rezo, Nossa Senhora também está do meu lado dizendo-me, como disse à Dieguito: “Não estou eu aqui que sou tua Mãe?”, e a minha alma é inundada pela sua presença amorosa...

No Evangelho de hoje, Maria ao saber pelo Anjo Gabriel que Isabel já idosa estava grávida de 6 meses, ela também com Jesus em seu ventre foi visitar Isabel para ajudá-la, ensinando-nos que a caridade é o dom maior – 1Cor 13! E, Maria, como toda mãe que ama, cuida de cada um de nós e quando a invocamos - ela, sob a ação do Espírito Santo  intercede por nós junto ao Pai e ao Filho Jesus...                                           


'Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.' Lucas 1,39-47

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Maria nos trouxestes Jesus vosso Filho amado para nos salvar – Jo 4,42 e Jesus sendo Uno com Ela, a nossa fé nos revela que onde está Jesus Maria está e onde está Maria, ali Jesus também está! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa - Senhora de Guadalupe, rogai a Deus por nós Mãe, ‘pelas nações e populações latino-americanas mais afetadas pela recessão econômica, por problemas sociais e políticos atuais, e, pelos seus governantes para que possam voltar-se para os valores do Evangelho no exercício de suas responsabilidades e deveres para com o povo’. Amém!

        Brasília-DF., 12 de dezembro de 2020

               Ana Pinto de Miranda Bessa

                        À serviço do Senhor!                                                                                                

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário