26.12.20

MATEUS 10,17-22 - OS DISCÍPULOS SÃO OVELHAS ENTRE LOBOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 


A Igreja celebra a Festa de Santo Estevão, Diácono, Protomártir. Santo Estevão é venerado como o primeiro dos mártires cristãos. Os Atos dos Apóstolos mencionam seu exemplar ministério diaconal – At 6-7. Buscou imitar Cristo tanto na vida quanto na morte, entregando seu espírito enquanto perdoava seus algozes – At 7,55.59-60. Liturgia

Caríssimos, ao começarmos uma atividade no plano pessoal, quer em um novo emprego, ou empreendimento, assemelha-se ao plano espiritual da nossa fé, quando poderemos ser surpreendidos por situações ou ações negativas inesperadas, que aparentemente poderiam dificultar o fluir daquilo que a nosso modo esperávamos realizar...

Nestes tempos, nós cristãos estamos vivenciando uma ferrenha oposição de empoderados em relação a nossa fé, como foi com os primeiros discípulos de Jesus, e, seguindo os seus testemunhos nós perseveramos e perseveraremos na fé em Deus e em seu Filho Jesus Cristo, como Estevão e outros perseveraram no passado e atualmente muitos estão a perseverar, mesmo ameaçados de morte...                                                


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.' Mateus 10,17-22

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao nos exortar que quando formos perseguidos, Ele e o Pai estarão presentes, e o Espírito Santo falará através de nós; e, Santo Estevão nos testemunha esta verdade – At 6,10;7,54-56.59 que nos enche de esperança e confiança de que verdadeiramente nunca estaremos só, segundo a promessa de Jesus para nós em Mateus 28,20 porque tudo podemos em Vós, ó Pai, que nos fortalece - Rm 8,28! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ensinai-nos, ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos Santo Estevão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘por todos os religiosos, sacerdotes e leigos que vivem em regiões de conflito armado, para que possam gozar de paz durante este Tempo do Natal e dar testemunho de Cristo capaz de tocar os corações dos homens violentos. Ajuda-nos Mãe, a abrirmo-nos à ação do Espírito Santo em nossas vidas’, onde quer que nós estejamos. Amém!

Brasília-DF., 26 de dezembro de 2020

   Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário