30.12.21

LUCAS 2,36-40 - PROFECIA DE ANA. VOLTA PARA NAZARÉ : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Participar de um evento, resultado de um projeto ou uma promessa esperada, motiva-nos à alegria de sua realização, especialmente porque tal acontecimento trará benefícios a muitos...

Caríssimos, meditamos ontem a obediência de Maria e José à vontade de Deus; e hoje, o bendizer de Simeão pela graça em poder contemplar e até tocar a misericórdia deste mesmo Deus e Pai! Simeão vivenciou o cumprimento da promessa de Deus quanto à salvação trazida por Jesus – Lc 2,22-35. Encontrava-se também no Templo a profetisa Ana, viúva, que também anunciou e louvou os desígnios de Deus aos que esperavam a libertação de Jerusalém, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
                                                  


'Naquele tempo, havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.   Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.' Lucas 2,36-40.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque os testemunhos de Simeão e Ana no vosso Templo refletem a coerência da vossa ação no meio de nós, como fez Jesus com seus missionários, enviando-os dois a dois – Lc 10,1, e como faz até hoje a vossa Igreja no anúncio da vossa Palavra... Graças Pai, porque o amor a vós, a fé e a esperança de Simeão e Ana, já idosos, nos motivam à incessante busca do Senhor pela nossa conversão e salvação e o Senhor - na pessoa de Jesus, vosso Filho amado – Mt 3,17 vem ao nosso encontro! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: “Concedei, ó Deus todo-poderoso, que o novo nascimento de vosso Filho como homem nos liberte da antiga escravidão do pecado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para sermos obedientes à Sua palavra, cumprindo as leis e preceitos e assim procedamos segundo a Sua vontade em nossas vidas, como nos testemunham Simeão e Ana! Ajuda-nos Mãe, a perseverarmos no caminho de Jesus até os fins dos nossos dias e mesmo em idade avançada anunciemos e testemunhemos a nossa fé no Senhor, onde quer que nós estejamos! Amém

Brasília – DF., 30 de dezembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!

 

Ed: 30.12.2017 - revisada



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário