17.12.21

MATEUS 1,1-17 - GENEALOGIA DE JESUS - REFLEXÃO DE ANINHA

 




Quão maravilhosa é a origem e a fonte que compõem as famílias de Deus desde Abraão, e que contribuíram para que Nosso Deus e Pai nos enviasse Jesus para nos resgatar  - Mc 10,45 e nos reconciliar com Ele -1Jo 4,10; 2 Cor 5,18-19! Conhecer os nomes e a história destas famílias que nos antecederam, nos faz reconhecer o Plano de Deus em nossas vidas... Existiu um homem que se uniu à sua mulher, que geraram filhos, que se multiplicaram como os galhos que formam a Árvore Genealógica, da Ascendência de Jesus!


E, graças ao Nosso Bom Deus e Pai, podemos conhecer e saber que Jesus Cristo é o fundamento que nos trouxe a Vida! Jesus é real, é palpável - Jo 20,26-28 e não uma ficção, e nem uma 'lenda urbana'. Jesus foi enviado por vontade do Pai Eterno, Criador de todas as coisas. Graças ao seu Santo Espírito de Amor, concebeu no seio virginal de Maria, a cheia de graça, pura e santa, que com José, homem justo e também santo, formaram a Sagrada Família de Nazaré, para acolher Jesus  'pequenino, que chora como todas as crianças', o Messias esperado, o Filho Unigênito de Deus-Pai!

Abramos o nosso coração para acolher a todas as pessoas que antecederam e contribuíram para a chegada de Jesus nosso Salvador, como nos narra Mateus, no evangelho de hoje:

                                                                


'Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze’. Mateus 1,1-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo e atingis até os confins de todo o universo e, com força e suavidade, governais o mundo inteiro: oh, vinde ensinar-nos o caminho da prudência - Antífona do "Ó", ‘conservando-nos no amor de vosso Espírito, para que experimentemos a vossa misericórdia, Senhor’. Amém!

Pai Amado com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica, para que o vosso Filho Unigênito, tendo recebido nossa humanidade, nos faça participar da sua vida divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, para que como a Senhora disse ‘sim’ à Palavra de Deus e fez a Sua Vontade, possamos também nós Mãe, e nossas famílias, sermos solícitos, dóceis e receptivos ao Nosso Deus e Pai e à Cristo Jesus; ‘e, a caminho do Natal, o esperemos com amor, porque para Ele, convergem todas as gerações e toda a história!’ Amém!

 

Brasília - DF., 17 de dezembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

Ed: 17.12.2015 – revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário