7.12.21

MATEUS 18,12-14 - A OVELHA PERDIDA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a memória de Santo Ambrósio, Bispo Doutor. Ambrósio 340/397, de família romana cristã, governador das províncias do norte da Itália, foi aclamado Bispo de Milão em 7 de dezembro de 374. Representa a figura ideal do bispo, pastor, liturgo e mistagogo. Suas obras litúrgicas, os seus comentários sobre as Escrituras, os tratados ascético-morais são memoráveis documentos do magistério e da arte de governo... Autor de célebres textos litúrgicos, é considerado o pai da liturgia ambrosiana. Liturgia

Caríssimos, sabemos que ‘quem ama cuida’, e se amamos um animal de estimação, e lhe proporcionamos atenção e cuidados, muito mais deveremos ser solidários, fraternos e misericordiosos para com os irmãos, porque somos todos membros do corpo de Cristo – 1Cor 12,27 e Jesus nos diz que benditos seremos do Pai se assim procedermos para com os pequeninos– Mt 25,31s.

Jesus, na parábola da ovelha perdida faz um paralelo do amor de Deus por cada um de nós, porque ele quer que todos nós estejamos com ele, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

                                                              



'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.' Mateus 18,12-14.

Diz-nos a Igreja do Senhor: 'É vontade de nosso Pai “que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” – 1Tm 2,3-4. Ele está 'usando de paciência, para convosco, pois não deseja que ninguém se perca' – 2Pd 3,9. Seu mandamento, que resume todos os outros, e que nos diz toda a sua vontade, é que “nos amemos uns aos outros, como ele nos amou” – Jo 13,34; 1Jo 3.4; Lc 10,25-37. CIC 2822.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nosso coração se alegra e nossa alma se rejubila em saber que nos amas com amor eterno – Sl 136; Is 54,8; Jr 31; queres que estejamos convosco – Jo 12,26 e nos buscas quando nos desgarramos do Senhor! Graças Senhor!

 Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes o Bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que não nos desviemos da companhia e da presença do Senhor! Amém!

Brasília – DF., 07 de dezembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

 

Ed.06.12.2016 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário