3.12.21

MATEUS 9,27-31 - CURA DE DOIS CEGOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Memória de São Francisco Xavier Presbítero. Francisco – 1506/1552. Estudante em Paris, conheceu Santo Inácio de Loyola e fez parte do núcleo de fundação da Companhia de Jesus. É o maior missionário da época moderna. Pôs o Evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o com douto sentido apostólico à índole das várias populações. Em suas viagens apostólicas, tocou a Índia, o Japão e faleceu quando chegava para difundir a mensagem de Cristo no imenso continente chinês. Liturgia

Caríssimos, as atitudes dos dois cegos do Evangelho de hoje nos ensinam que a nossa fé e confiança naquilo que almejamos alcançar nos impulsionam a persistir, mesmo diante de obstáculos; e, como os cegos acreditaram que Jesus pudesse curá-los, foram atrás dele gritando, e conseguiram se aproximar quando então Jesus os acolheu, dialogou com eles e os curou...

Assim sendo, depreende-se o quanto amoroso e misericordioso é o nosso Deus para com todos aqueles que o buscam encontrar, quando, 700 anos antes já profetizava as ações que seu Filho amado Jesus, iria realizar:’ os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão – Is 29,18-20, e assim aconteceu... Louvado e glorificado seja o nosso Deus e Pai!                                                          


'Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.' Mateus 9,27-31

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus o Senhor testemunhou o quanto misericordioso e compassivo sois: ‘os surdos ouvem, os cegos veem, as trevas cedem lugar à luz e os humildes rejubilam. Além disso, aqueles que apregoam a maldade passam a se comportar retamente. É essa a grande esperança que o Advento do Senhor traz aos nossos corações’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que, pela pregação de São Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe ‘para que sejamos abençoados com o Advento do Senhor e arrumemos nossos corações como uma casa que se prepara para uma festa. É assim que – como Jesus afirma no Evangelho – será feito conforme a nossa fé. Uma fé que busca em todo tempo a palavra da verdade, o gesto de amor e o reconforto para a dor de quem sofre’. Amém!

Brasília – DF., 03 de dezembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário