12.4.22

JOÃO 13,21-33.36-38 - JESUS ANUNCIA A TRAIÇÃO DE JUDAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A pessoa dissimulada assemelha-se à cobra venenosa que vigia sua presa, sua vítima, de forma sutil, planejada, e na primeira oportunidade, avança, joga o seu veneno e ataca de modo fatal.

O Evangelho de hoje de João 13,21-33,36-38, narra o anúncio da traição de Judas Iscariotes. 'Jesus sabia que o diabo havia entrado no coração de Judas para que ele o entregasse. A Paixão de Jesus é um drama, em que o mundo invisível atua e por trás dos homens, age o poder diabólico.'

 Você acolhe a pessoa, compartilha com ela a sua inteligência, abre-lhe novas perspectivas de mudanças favoráveis, compartilha também seus dons e seus bens e por umas trintas moedas, a pessoa que você acolheu, acreditou, lhe dá o bote traiçoeiro... De modo semelhante, aconteceu com Jesus:

                                                        


 'Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido, e testemunhou: "Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará". Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: "Senhor, quem é?" Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho".  Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: "O que tens a fazer, executa-o depressa". Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: "Compra o que precisamos para a festa" ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir''’. Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde". Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. Jo 13,21-33.36-38


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor nos propõe que nos arrependamos dos nossos pecados e nos reconciliemos Convosco, em Cristo Jesus, como fez ‘Pedro ao ter negado conhecer Jesus, quando Lhe dissera que daria a sua vida por Ele, reconhecendo-se pecador... chorou amargamente.' - Lucas 22,54-62, e foi perdoado - Jo 21! Graças, Pai! Glórias e louvores à Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe para que nos guarde, perdoe, acolha em seu Reino de Amor, onde não existem dissimulados, nem dissimuladores; traição e traidores, nem sofrimentos, nem dores e nem tristezas, amém!

Brasília – DF., 12 de abril de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

         À serviço do Senhor!

 

Ed: 31.03.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário