2.4.22

JOÃO 7,40-53 - NO ÚLTIMO DIA DA FESTA - REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

Nos primórdios da civilização as notícias chegavam a passos de homens, de cavalos, ao voo das pombas... Nosso Deus e Pai falava diretamente com os seus Eleitos ou através dos seus Anjos e Profetas e as notícias se passavam de uns para os outros...Deus, Criador de tudo, sempre se fez presente ao clamor de suas criaturas e Nele, encontramos refúgio – Sl 7.

Penso que o progresso das Telecomunicações via satélite espacial, internet, nos comprova o desejo de Deus - que por ser  Onisciente, Onipotente e Onipresente, quis delegar, a nós, seus filhos amados, parte desse poder, porque ao clicarmos as teclas  do computador, do telefone, por exemplo, nos conectamos com o mundo simultaneamente, e assim, a Justiça poderá ser feita com mais rapidez e o Direito, em tempo recorde beneficiará a muitos!

Alguns dos contemporâneos de Jesus viveram a controvérsia da informação quanto à sua origem e que foi causa de divisão entre eles, quando deveria ser causa de multiplicação do conhecimento, sem acepção de pessoas para alcançar a todos, indistintamente!

                                                       


                                       

'Naquele tempo, ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.' Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”  Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: 'Por que não o trouxestes?' Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem.” Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta.” E cada um voltou para sua casa.' João 7,40-53

Diz-nos a Igreja que, ‘Entre as autoridades religiosas de Jerusalém não foram somente o fariseu Nicodemos – Jo 7,50 ou o ilustre José de Arimatéia os discípulos secretos de Jesus – Jo 19,38-39. Durante muito tempo, houve divergências acerca de Jesus – Jo 9,16-17; 10,19-21, a ponto de, às vésperas de sua Paixão, São João poder dizer deles que “muitos passaram a crer nele”, ainda que de forma bem imperfeita – Jo 12,42. Isso não tem nada de surpreendente, se levarmos em conta que, no dia seguinte a Pentecostes, “um grande grupo de sacerdotes judeus aderiu à fé – At 6,7 e que “alguns da seita dos fariseus haviam abraçado a fé” – At 15,5, a ponto de São Tiago poder dizer a São Paulo: “Há milhares de judeus que abraçaram a fé, e todos são fiéis observantes da Lei” - At 21,20.’ CIC 595

Jesus morava em Nazaré – Galileia, mas havia nascido segundo a vontade de Deus em Belém de Judá, cidade de Davi e assim se cumpriu a Escritura, mas os homens cheios da ciência, julgando-se conhecedores da Palavra de Deus, não acreditaram e assim não foram perscrutar a origem do Senhor...


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em Jesus Cristo, vosso Filho amado, nosso Salvador  – Mt 3,13-17; Jo 4,42! Graças Pai, porque Jesus foi enviado - Jo 3,16 para fazer cumprir a Lei e os Profetas estabelecendo daí então, o amor! Os fariseus e mestres da lei, seguem a lei e julgam segundo essa mesma lei, mas não fazem como Senhor Pai, que sois misericordioso: perscruta os afetos do coração e julga com Justiça – Jer 11,20. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos rogamos: ‘Ó Deus, na vossa misericórdia, dirigi os nossos corações, pois, sem o vosso auxílio, não vos podemos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus para que as comunidades e as famílias, se convertam, se comuniquem, dialoguem entre si e vivam harmoniosamente a fraternidade. Ajuda-nos Mãe, a abrirmos os nossos ouvidos e o nosso coração para escutar, compreender, vivenciar e testemunhar a vossa vontade em nossas vidas e assim ‘felizes, produzamos muitos frutos até o fim perseverantes!’ – Lc 8,15. Amém!

Brasília – DF., 02 de abril de 2022

     Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!


Ed: 12.03.2016 - revisada



Nenhum comentário:

Postar um comentário