4.4.22

JOÃO 8,12-20 - JESUS, LUZ DO MUNDO : REFLEXÃO DE ANINHA

 






Ao final da missa do domingo, na saída, estávamos próximos de um casal que conversava com uma terceira pessoa, de todos conhecida... Passou uma senhora de fisionomia asiática que ao cumprimentar a pessoa que estava com o casal, a elogiou ao casal como sendo 'generosa, caridosa, prestativa' ..., e o casal  com olhar indiferente, ouvidos moucos, não se manifestou, ignorando o elogio daquela senhora em relação à pessoa com a qual conversava...

Jesus, no evangelho de hoje narrado por João, fala de si mesmo aos fariseus, os quais não o consideraram e por isso perderam a oportunidade de irradiar a  Luz de Cristo. Acolhamos a Palavra do Senhor, que nos quer comunicar a Vida:
                                                      


'Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida."  Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo”.  Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou.  Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim”. Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai." Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.’ João 8,12-20


Diz-nos a Igreja que ‘Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. Cheio de graça e verdade – Jo 1,14, Ele é a “luz do mundo” – Jo 8,12, é a Verdade – Jo 14,6. Aquele que crê nele não permanece nas trevas – Jo 12,46. O discípulo de Jesus permanece em sua palavra para conhecer “a verdade que liberta” – Jo 8,31-32 e santifica – Jo 17,17. Seguir a Jesus é viver do “Espírito da verdade” – Jo 14,17 que o Pai envia em seu nome – Jo 14,26 e conduz “à toda verdade” – Jo 16,13. Jesus ensina a seus discípulos o amor incondicional da verdade: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” – Mt 5,37. CIC 2466


Caríssimos, a certeza que temos do nosso potencial quanto ao que somos, nos encoraja no enfrentamento da verdade daquilo que queremos expressar e é como uma força interior que emana de dentro de nós e que só pode ser a extensão do Santo Espírito de Deus! Se nós humanos, conhecemos, experimentamos e vivenciamos a força que vem do alto, que muitos dizem ser energia e a energia é luz, ou força, infinitamente maior é a Luz de Jesus Cristo, porque Fonte da Luz Eterna!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o  testemunho que Jesus faz de si mesmo aos fariseus com relação ao Senhor está embasado, fundamentado em suas palavras como as de hoje: ‘Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai’ – Jo 8,19 e em outras passagens Ele nos testemunha essa relação direta com o Senhor, como: ‘Eu e o Pai, somos Um ‘– Jo 10,30; ‘Aquele que me vê, vê o Pai’ – Jo 12,45; ‘Quem me vê, vê Aquele que me enviou ‘ – Jo 14,9; ‘Tudo o que o Pai tem é meu...’ – Jo 16,12-15 e diz-nos São Paulo: ‘Ele é a imagem do Deus invisível...’1 Col 1,15. Ó, Glória!


  Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pela vossa graça inefável nos enriqueceis de todos os bens, concedei-nos passar da antiga à nova vida, preparando-nos assim para o reino da glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!


 Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que suscite em nós a luz de Cristo, força que vem do alto que nos inspira a vivenciar a sua verdade e conhecendo-a, também nós, sejamos perseverantes em gestos, palavras e ações fraternos, de bons propósitos, para vos testemunhamos ao mundo, valorizando os irmãos que vos conhecem e que irradiam a vossa luz no meio de nós!

Brasília – DF., 04 de abril de 2022

     Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Ed: 14.03.2016 - revisada



Nenhum comentário:

Postar um comentário