30.3.15

A UNÇÃO EM BETÂNIA, PRELÚDIO DA MORTE DE JESUS - JOÃO 12,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA





Quando amamos a Deus e ao nosso próximo: pais, irmãos,
 cônjuge, filhos, familiares, amigos..., queremos sempre o melhor para eles!

Nossas mentes e nossos corações anseiam, nossas entranhas se contorcem, se comprimem, e nos induzem a fazer o bem, na mesma medida que recebemos e muitas vezes, podemos fazê-lo até muito mais ...

No Evangelho de hoje de João 12,1-11, 'Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era  um dos que estavam à mesa com ele.

Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos.

A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.'

A ternura e o carinho de Maria por Jesus ao ungir seus pés com perfume e enxugá-los com seus cabelos, foi um ato de amor a Jesus e de humildade - porque esse gesto, era uma função de escravos, 1 Sm 25,4 .
 Foi também,um reconhecimento de quem era Jesus para ela e  um demonstração de gratidão a Jesus por ter ressuscitado  seu irmão Lázaro.

Mas, como  a inveja é uma tentação inerente na pessoa que não ama ou não sabe amar, e por isso não  ama e não se sente amada, se manifestou em Judas:

'Então falou Judas Iscariotes, um dos  discípulos  de Jesus, aquele que o havia de entregar: "Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?"

Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.' Jo 12,4-7

Infelizmente, ainda nestes tempos, constatamos que homens semelhantes a Judas Iscariotes, que detém o poder político e econômico na condução de nosso Pais, assim procedem...

Homens e mulheres no poder, que deviam zelar e cuidar do povo , na administração do bem comum,   se apossam de milhões de dólares, em benefício próprio e em detrimento de toda uma nação: na saúde, educação, transporte, segurança...

Jesus, respondendo a crítica de Judas, disse: "Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis".  Jo 12,7-9

Jesus conhece os corações... 
Deixar de aceitar o gesto de Maria, seria uma indelicadeza, seria como repudiá-la, e Jesus é amor!

Ser pobre, não é vergonhoso... Conheci, conheço e convivo com pessoas pobres financeiramente, mas de muita dignidade, trabalhadeiras, justas, honestas, caridosas, e acreditem-me: felizes!

Àqueles pobres, sem condições de terem uma vida digna, por quaisquer motivos, cabe-nos acolhe-los e ajudá - los, porque quando os acolhermos e os  ajudarmos, estaremos fazendo um bem,  ao próprio Jesus. Mt 35, 31 s

'Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos.

Então os sumos sacerdotes decidiram matar  também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.' Jo 12,9-11

Caríssimos, como Lázaro, Marta e Maria acolheram Jesus, vamos acolhe-Lo e dar-Lhe o nosso amor, porque, como Ele mesmo disse: "Há mais felicidade em dar que em receber." Atos 20,35

Sinto que Jesus ao ver a felicidade de Maria em ungir os seus pés ..., na Quinta-Feira Santa, na Santa Ceia, Jesus fará o mesmo gesto de amor e de humildade aos seus Apóstolos, para que eles assim o fizessem,  porque os ama com amor de amigo, irmão, de Pai, de um Deus que quer ser uno conosco e que - por sua morte e Ressurreição -,  'está conosco todos os dias até a consumação os séculos.'

Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Brasília-DF., 30 de março de 2015
           Ana Miranda Bessa


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário