26.3.15

JESUS E ABRAÃO - JOÃO 8,51-59 - REFLEXÃO DIÁRIA

 


O conceito de bom caráter de uma pessoa  - dentre outras virtudes, em todos os tempos é  o de ter 'palavra de honra'.

Quem tem palavra de honra, é honesto, justo, tem probidade, é respeitado,  e  todos confiam nessa pessoa.

Nosso Deus e Pai, conhecendo os corações endurecidos de muitos, como em Meriba - Salmo 95,7-9, fez uma aliança com seu povo e este povo se compromete a colocar em prática suas exigências, inscritas na tábua de pedra, - O Decálogo, dado por Deus à Moisés no deserto.Ex 20,1 s

Honrar pai e mãe, foi um das exigências de Deus, acompanhada de uma promessa: 
"Para que se prolonguem os teus dias na terra...".

Mas os corações de muitos continuaram endurecidos e como o nosso Deus e Pai, "... amou tanto o mundo que lhe entregou o seu Filho único, para que todo o nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3,16, Jesus fala aos judeus de sua identidade, e para que veio:

"Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte".  João 8,51 

'Jesus Cristo é o mediador de uma nova aliança, para que, por meio de sua morte, recebam os eleitos a herança eterna que lhes foi prometida '. Hb 9,15


Disseram então os judeus: "Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte'. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas?

Aqueles judeus, chamavam Abraão de pai, porque não conheciam e não tinham intimidade com Deus para chamá-Lo de Pai, e Jesus vem nos ensinar, que o nosso Deus é Pai: Abba. Paizinho!

E guardar a Palavra de Deus em nossos corações e vivenciá-la, é amar a Deus, é  honrar, temer, respeitar, confiar e esperar a realização de sua promessa em nossas vidas.

 Só Jesus tem palavras de vida eterna e nós cremos - como São Pedro e os Apóstolos,  que Jesus é o Santo de Deus!
João 6,67-68.

Mas aqueles judeus estavam também, como os seus irmãos no deserto, com os corações endurecidos e as mentes veladas, e perguntam a Jesus: " Quem pretendes tu ser?"

Jesus responde: "Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra." João 8,54-55

E,  Eclesiástico 3,1-6, já ensinava: "Filhos, escutai-me, sou vosso pai, e fazei o que eu vos digo para serdes salvos. Pois o Senhor glorifica o pai nos filhos e fortalece a autoridade da mãe sobre a prole.

Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados, o que honra sua mãe é como quem ajunta um tesouro.

Aquele que respeita  o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido.

Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe."

Caríssimos, como Jesus honrou e guardou a Palava de nosso Deus e Pai, também nós, honremos os nossos pais, para que nossos filhos nos honrem, e que os nossos compromissos assumidos, sejam honrados, principalmente 
para com os mais necessitados. 

Amém! Amém! Amém!

Brasília - DF., 26 de março de 2015
      Ana Miranda Bessa

                         

















Nenhum comentário:

Postar um comentário