24.3.15

ORIGEM E DESTINO DE JESUS - JOÃO 8,21-30 - REFLEXÃO DIÁRIA





A representatividade familiar de nossas árvores genealógicas desde tempos remotos, como nos aponta a Ciência através dos genomas humanos, me fez lembrar quando minha mãe Carmem era viva e todos os anos íamos  onde ela morava, para passarmos uns dias com ela e com os demais familiares.

Atualizados os assuntos, as novidades..., ela e eu ficávamos sentadas, uma ao lado da outra, e eu me sentia, experienciando uma brisa leve sob a sombra de uma grande árvore frondosa, numa paz interior divina, maravilhosa...

Todas as vezes que vêm à lembrança aqueles momentos com a minha mãe, lembro-me da ´Árvore da Vida' que Deus nosso Pai colocou no meio do Jardim,  no Paraíso, circundada por outras árvores... Gênesis 3

Lembro-me também da árvore de Mambré, onde Abraão esteve com Três Pessoas:  a Trindade para uns Teólogos e Anjos, para outros e Abraão lhes preparou alimento e sob a árvore,  se alimentaram...

Para  alegria de Abraão, de Sara e de seus familiares ' O hóspede disse: "Voltarei a ti no próximo ano; então tua mulher Sara terá um filho". Gênesis 18,1-16

Todos temos a nossa árvore genealógica e os Israelitas, zelosos com a sua história, têm registros da 'Ascendência de Jesus , filho de Abraão, desde Abraão, até Jesus chamado Cristo.' Mateus 1,1-25

Assim como a nossa Certidão de Nascimento registra o nome que nos foi dado pelos nosso pais, o dia, hora,local onde nascemos, identifica também os nossos pais, e sobre um galhinho da nossa árvore familiar, o nosso nome é inscrito...

Jesus passou também por este procedimento ao ser apresentado no Templo, mas com um diferencial divino: Jesus é o filho de Deus, gerado em Maria pelo Espírito Santo, salvará o seu povo dos seus pecados, o Emanuel, Deus Conosco. Mateus 1,18 s


No Evangelho de hoje -  última semana da Quaresma,   João 8,21-30, narra que Jesus fala  de sua partida... mas os fariseus não o entendem: " Perguntaram-lhe, pois: " Quem 
és tu então?" Jesus respondeu; " O que vos digo desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo".

E os fariseus não compreenderam que Jesus estava falando do Pai.  Por isso, Jesus continuou: " Quando tiverdes elevado o Filho do homem, então sabereis que eu sou  e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou.

Continua Jesus: Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado ". Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele."  

Jesus falava do Pai porque tinha intimidade com Ele, o que sabemos,  pelos seus momentos de Oração...
E para falar do Pai é necessário  ter intimidade com Ele. Aqueles fariseus conheciam a Palavra de Deus, mas não tinham afinidade com o Pai, e só podemos ter afinidade com nossos pais, na intimidade, para falar, escutar, silenciar ...


Eva no Paraíso, escutou a serpente ... e daí o pecado e a morte passaram a dominar os Homens.... Maria, obedeceu ao Senhor e nos trouxe Jesus, obediente ao Pai e elevado no madeiro -  madeira que foi retirada de uma árvore - , foi flagelado, crucificado e morto - sinal de contradição e loucura para  o mundo, subiu ao céu - 1 Cor 1,17 s,  e para a nossa redenção, assim,  nos abriu o Paraíso.

A Escritura está ai e o testemunho de muitos também! Sabemos quem Jesus é. Jesus tem história, como nós temos a nossa história, não somos frutos de uma invenção aleatória, somos  filhos de um Deus que nos ama e que nos enviou seu Filho único que o chamava de Abba! Paizinho, e nos salvou.

Por tanto amor, ' habitamos sob a proteção do Altíssimo e moramos à sombra do Onipotente'  Salmo 90, e que nos dá a Vida Eterna! 
Glórias e Louvores a Vós, Senhor!

Brasília - DF., 24 de março de 2015
             Ana Miranda Bessa

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário