14.2.21

MARCOS 1,40-45 - JESUS E O LEPROSO - REFLEXÃO DO PASTOR DOM PAULO CEZAR COSTA

 




'A Palavra de Deus, neste domingo, coloca diante de nós a realidade do leproso e a atitude de Jesus diante das pessoas. A situação do leproso era deprimente na sociedade daquela época. Os leprosos eram considerados impuros, eram excluídos do convívio social. Eram evitados pelos outros judeus para não se tornarem impuros, pois o contato com o leproso tornava impura a pessoa. Tanto a primeira leitura como o Evangelho nos apresentam duas situações de leprosos. Na primeira leitura (2Rs 5,9-14), Naamã é curado da sua lepra pelo profeta Eliseu. O profeta o manda mergulhar sete vezes no Jordão e ele num primeiro momento reluta, mas, convencido por seus servos, mergulha e tem a sua carne purificada. Deus age através de gestos simples.

                                                                      


No Evangelho (Mc 1,40-45), tem-se a cura de um leproso. Ele se aproxima de Jesus e o provoca: “-Se queres, tens o poder de me curar”. É um homem de fé, que sabe que Jesus pode curá-lo. A atitude de Jesus é de compaixão. A compaixão é a capacidade de descer até onde a pessoa está. Jesus estendeu a mão e tocou nele. Com este gesto de tocar, Jesus ficaria impuro, segundo as prescrições do Levítico. Mas Jesus se manifesta como alguém livre, que coloca o ser humano no centro. “ E Jesus disse:  - ‘Eu quero: fica purificado!’ No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado” (Mc 1,41-42). Jesus cura o homem e ao curá-lo lhe tira todo o jugo da exclusão que pesava sobre ele.

Jesus manda aquele homem ao sacerdote pois quem havia decretado que ele estava leproso agora deveria proclamar que estava purificado. O homem vai e começa a contar e a divulgar o fato. É alguém que, a partir do momento em que experimenta a ação de Jesus na sua vida, curando-o, libertando-o -, proclama para os outros aquilo que o Senhor fez por ele. Jesus, agora, já não pode mais entrar publicamente numa cidade; ficava nos lugares desertos e de toda parte vinham procurá-lo. O Evangelho termina com uma grande convergência de pessoas para Jesus. Essa convergência se dá mediante o testemunho do homem curado da lepra. A beleza do gesto de Jesus atrai as pessoas.

Esse texto nos convida a um aprofundamento da nossa experiência de fé. Aquele homem confia no poder de Jesus e fica purificado da sua lepra. A fé é um caminho de confiança no poder de Jesus e de abandono ao seu amor misericordioso. Quem verdadeiramente experimenta o poder do amor de Jesus torna-se anunciador de Jesus, torna-se testemunha de Jesus Cristo, atraindo outras pessoas para Ele. Esse é o caminho da missão. O Documento de Aparecida fala do discípulo missionário. O discípulo missionário é aquele, aquela, que se encontrou com Jesus, que experimentou seu amor misericordioso e, por isso, segue Jesus e O testemunha e O anuncia para os outros, para as outras.’

 

                              PALAVRA DO PASTOR

                                 JESUS E O LEPROSO  

                                Dom Paulo Cezar Costa  

                              Arcebispo de Brasília – DF.

  

Em, 14 de fevereiro de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário