17.2.21

MATEUS 6,1-6.16-18 - FAZER AS BOAS OBRAS EM SEGREDO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A vida é um aprendizado constante... Como pais que amam seus filhos, nós os educamos com amor para que adultos, se realizem e sejam felizes naquilo que na juventude, aspiraram ser... Jesus, Filho amado de nosso Deus e Pai – Mt 3,16-17, foi acolhido e educado por Maria e José – pessoas especiais, escolhidas pelo próprio Deus conforme testemunha o Anjo do Senhor – Lc 1,26-35; Mt 1,18-25; e Jesus, em tudo agradou ao Pai – Jo 8,29!

No Evangelho de hoje desta Quarta-Feira de Cinzas, início do Tempo da Quaresma, Jesus ensina aos seus discípulos a Boa Nova do Pai e aqueles o obedecem, o seguem e o servem, deixando-nos seus testemunhos segundo a Palavra do Senhor para que assim como eles  obedeceram Jesus, também nós, O obedeçamos, vivenciando os seus exemplos para agradarmos ao Senhor nosso Deus e Pai!                                                       


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina ‘a ficarmos atentos aos nossos gestos e ações, a fim de que os sinais externos que fizermos, expressem verdadeiramente o que se passa em nosso coração e jamais possam ser motivo de vanglória’. Amém!

Pai Amado, com toda a Igreja, nesta Quarta Feira de Cinzas, nós vos rogamos: ‘Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nosso, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a acolhermos a Palavra e os ensinamentos de Jesus, vivenciando-os no nosso dia a dia para ‘que a presença e a força do Senhor caminhem ao nosso lado  e não nos deixem tropeçar’. Amém!

Brasília – DF., 17 de fevereiro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

                  À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário