9.2.21

MARCOS 7,1-13 - DISCUSSÃO SOBRE AS TRADIÇÕES FARISAICAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

Desde jovem sempre gostei de admirar a boa conduta das pessoas... Naquela época – década de 60, existiam revistas que ensinavam etiqueta e, não só as nossas mães nos educavam quanto a nossa postura e compostura, mas as professoras em sala de aula - desde a infância o faziam também, onde muitas destas professoras eram como nossas segundas mães, e se primavam também pela boa educação e fino trato de seus alunos...

O fino trato da minha juventude em relação a atitude dos discípulos de Jesus de não lavarem as mãos para comer o pão, considero como uma oportunidade que levou Jesus a ensinar aos seus adversários, que mais importante que o ‘fino trato’, é a prioridade que deve ser dada aos necessitados, independente da Lei, que vinha sido interpretada segundo as suas vontades, 'estabelecendo normas próprias' em discordância ao Mandamento de Deus...

                                                    


'Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.' Marcos 7,1-13

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, graças Pai porque Jesus nos ensina que não tem valor a nossa devoção se não estiver fundamentada em vossos preceitos que são eternos... Que as nossas ações e modo de ser estejam alicerçados na vossa Palavra e nos vossos ensinamentos sem nos desviarmos deles e assim fazermos a vossa vontade. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para compreender que ‘a vida deve ser preservada a partir não de costumes externos, mas de um comportamento que espelhe o vosso dom, a serviço de cada irmão e irmã’. Ajuda-nos Pai, a ‘enxergarmos esse dom e Jesus - que está sempre à frente, nos oriente  e nos capacite a ver de maneira diferente, de modo a não esvaziar a vossa Palavra '– Mc 7,13. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula obediente, dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra rogai a Deus por nós  para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ajuda-nos Mãe a vivenciarmos a Palavra e os ensinamentos do Senhor, testemunhando-os e anunciando-os, em gestos, palavras e ações, onde quer que nós estejamos! Amém!

Brasília-DF., 09 de fevereiro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário