27.2.21

MATEUS 5,43-48 - AMOR AOS INIMIGOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Nosso Deus e Pai Criador, conforme o Livro do Gênesis, passeava na brisa da tarde no Jardim do Éden e dialogava com Adão e Eva... Dialogava também, com os Patriarcas Abraão, Noé, Moisés e etc., anunciando-lhes a Sua vontade para com o seu povo escolhido... E, por nos amar com amor eterno – Sl 136, no tempo favorável, o Senhor nos enviou seu próprio Filho unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, para nos revelar o  seu grande e imensurável amor de Pai por cada um de nós, para que como Ele - Pai nos ama, nos amássemos também uns aos outros - Jo 1,14.18;3,16.18; 1Jo 4,1!

Caríssimos, Jesus, no Evangelho de hoje, ao nos exortar para que sejamos perfeitos como o nosso Pai celeste é perfeito, a Igreja nos diz, que: ‘Este “como” não é único no ensinamento de Jesus: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” – Lc 6,36; “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei” – Jo 13,34. Observar o mandamento do Senhor é impossível se quisermos imitar, de fora, o modelo divino. Trata-se de participar, de forma vital e “do fundo do coração”, na santidade, na misericórdia, no amor de nosso Deus. Só o Espírito, que é “nossa vida” – Gl 5,25, pode fazer “nossos” os mesmos sentimentos que teve Cristo Jesus – Fl 2,1-5. Então se torna possível a unidade do perdão, “perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo” – Ef 4,32.’ CIC 2842. Amado e amada do Senhor, acolhamos a Palavra que nos salva...                                                     


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste, é perfeito”.' Mateus 5,43-48

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o vosso amor por nós é para sempre – Sl 136, enviando-nos Jesus        vosso Filho amado – Mt 17,5 para ouvirmos a vossa Palavra e os vossos ensinamentos a fim de vivenciá-los no nosso dia a dia com sinceridade de coração e assim fazermos a vossa vontade... Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Convertei para vós, ó Pai, nossos corações, a fim de que, buscando sempre o único necessário e praticando as obras de caridade, nos dediquemos ao vosso culto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Rogai Mãe ‘para que a Igreja seja sempre sinal da aliança de Deus com a humanidade, exercitando o perdão e apresentando os caminhos da justiça’, amém!

Brasília-DF., 27 de fevereiro de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário