12.6.21

LUCAS 2,41-51 : IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - REFLEXÃO DE ANINHA

 



A Igreja celebra a Memória do Imaculado Coração de Maria. Memória Mariana de origem devocional, instituída por Pio XII, esta Celebração nos convida a meditar sobre o mistério de Cristo e da Virgem em sua interioridade e profundidade. Maria, que guarda os fatos e as palavras do Senhor meditando-os em seu coração – Lc 2,19, é morada do Espírito Santo, sede da sabedoria – Lc 1,35, imagem e modelo da Igreja, que escuta e testemunha a mensagem do Senhor – Lc 11,28.’ Liturgia

Caríssimos, como é importante acolhermos bem as pessoas e sermos também bem acolhidos onde chegarmos... A Casa do Pai – a Igreja, é o lugar onde podemos ir com tranquilidade, porque ao adentrar, já podemos ver Jesus de braços abertos na cruz, como a nos dizer: Bem – Vindos, e, se há irmãos orando estes nos olharão como a nos dizer também: Bem – Vindos!

Maria e José   quando chegaram ao Templo à procura de Jesus, o encontraram participativo, interagindo com os presentes - encontrava-se no meio dos mestres da lei, e todos ali estavam maravilhados com sua inteligência...                                                         


'Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.' Lucas 2,41-51

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a atitude de Maria para com Jesus nos ensina a sermos prudentes, tolerantes, compassivos: dialogar, perguntar com docilidade o que houve e tentar entender as razões de uma conduta que nos angustiou e que Maria e José, não compreenderam naquele momento, mas, ‘caminharam na fé e na confiança, sem tudo ver claramente, sem saber por onde e para onde o Senhor os queria conduzir, e guardavam tudo no coração.’ Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão nos tornemos um templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Imaculado Coração de Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que os nossos ‘corações sejam configurados ao vosso coração’ a fim de acolhermos e vivenciarmos a vontade do Pai em nossas vidas. Rogai também Mãe ‘pelas nossas famílias para que sejam fortalecidas no amor e na convivência fraterna e possam responder com amor ao chamado do Senhor'. Amém!

Brasília-DF., 12 de junho de 2021

 Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário