5.6.21

MARCOS 12,38-44 - CRÍTICA AOS ESCRIBAS. A OFERTA DA VIÚVA POBRE : REFLEXÃO DE ANINHA

 



A Igreja celebra a Memória de São Bonifácio, Bispo e Mártir. Vinfrido, chamado Bonifácio pelo Papa Gregório II, nasceu na Inglaterra – 673. Monge em Exeter, tornou-se em seguida, a partir de 719, o apóstolo e evangelizador das populações germânicas, às quais deu as primeiras noções de liturgia adaptada às exigências das comunidades locais. Promoveu a reforma da Igreja na França e colaborou para o desenvolvimento religioso de sua pátria de origem, mantendo constante contato com os pontífices romanos. Foi martirizado em Dokkum – Holanda - em 5 de junho de 754, enquanto evangelizava os frisões – povo da região costeira da Frísia. Liturgia

Caríssimos, desde jovem, assistindo as novelas épicas de então, chamava-me a atenção as roupas usadas pelos atores cinematográficos em destaque, com um perfeito caimento no corpo, deixando-os sempre elegantes, aliados aos retoques faciais, aos cabelos, à postura... Sabe-se que existem profissionais específicos com o objetivo de produzi-los e mantê-los assim, impecáveis, e que encantam os nossos olhos... Outrossim, dentre os atores que representam uma arte, baseada em uma história real, ou fictícia, vemos também muitos empoderados – atualmente, elegantemente vestidos com seus paletós e gravatas, devidamente combinados para impressionar àqueles que neles votaram, mas que – nestes tempos como temos constatado na mídia,  não mais os representam...

No Evangelho de hoje, Jesus nos adverte sobre o comportamento e a compostura das pessoas importantes do seu tempo, semelhantes ao acima descrito, mas, que na vida real, aparentam incoerências nos seus modos de ser e de agir, e nos chama a atenção para o gesto sincero da viúva ao fazer a sua pequena oferta, porque o importante para Jesus, não é 'o quanto' ofertamos, mas 'o como' ofertamos...


'Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.' Marcos 12,38-44

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina como é ‘o modo de ser daqueles que não agem com justiça, mas buscam o bem apenas para si, enquanto a viúva deu tudo o que tinha para viver, realçando o tema da esmola - Tb 12,1.5-15.2'. Ajuda-nos Pai, a fazermos a vossa vontade!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Interceda por nós, ó Deus, o mártir São Bonifácio, para que guardemos fielmente e proclamemos em nossas obras a fé que ele ensinou com a sua palavra e testemunhou com o seu sangue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, e ‘pelos chefes das nações para que jamais ajam com interesses próprios, mas coloquem os pobres e desvalidos à frente em suas decisões.’ Amém!

Brasília-DF., 05 de junho de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário