10.6.21

MATEUS 5,20-26 - COMPROMISSO COM A VIDA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Meditando no Evangelho de hoje o ensinamento de Jesus aos seus discípulos, depreende-se que, se muitos de nós o escutássemos e vivenciássemos a sua Palavra, os seus ensinamentos, já estaríamos usufruindo desde aqui na terra o que nos é prometido ser no Reino dos Céus, onde o Pai tem muitas moradas, e que Jesus prepara para cada um de nós – Jo 14,1-3.

Do exposto, penso que aqui é um tempo de provação para nos exercitarmos no bem que o Senhor quer e espera de cada um de nós...  E a nossa recompensa será de acordo com o que aqui semearmos, plantarmos...

                                                             


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Mateus 5,20-26

Dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘Na linha dos profetas - Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista – Mt 3,7-12, Jesus anunciou, em sua pregação, o juízo do último dia. Serão então revelados a conduta de cada um – Mc12,38-40 e o segredo dos corações – Lc 12; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco da graça oferecida por Deus – Mt 11,20-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino – Mt 5,22; 7,1-5, Jesus dirá no último dia: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” – Mt 25,40. CIC 678

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque Jesus nos ensina ‘novo jeito de ser através da prática de uma justa atitude interior do amor fraterno - mais importante que os atos exteriores de culto’, que porventura tenhamos feito, realizado... Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na graça do vosso amor envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós, ‘fortalecendo-nos e também a todos aqueles que anunciam o Evangelho de Cristo, para que conduzam o povo no caminho da vida, da libertação da opressão e o leve à reconciliação... Conservai-nos Pai, em vosso amor e bem junto de vosso Filho que convosco vive e reina para sempre’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para ‘despertar nossa consciência para o valor da vida e de sua sacralidade, para que nenhuma atitude egoísta ou inconveniente venha ferir o dom inefável, que Deus nos concede’. Caminha conosco Mãe, nas veredas de Jesus, de justiça, amor e paz! Amém!

  Brasília-DF., 10 de junho de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário