15.6.21

MATEUS 5,43-48 - AMOR AOS INIMIGOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




João, o discípulo amado de Jesus em sua primeira mensagem à Ásia - considerada como uma Carta Encíclica, ele revela que Deus é Amor – 1Jo 4,8.16, e nós que acreditamos, confiamos e esperamos em Deus - nosso Pai-Criador, podemos vivenciar esse amor em tudo que nos circunda, concerne, envolve, do quão belo e perfeito é: como a Vida, o Kosmos, as pessoas, os animais, as árvores, os oceanos, mares  e etc., são maravilhas aos nossos olhos criadas por Deus onde Ele manifesta  seu Amor e sua Presença no meio de nós...

Sabemos que Deus nos ama a todos indistintamente e em Jesus Cristo somos todos irmãos porque somos filhos do mesmo Pai  - Mt 23,8; 28,10; At 1,15; 1Jo 3,1-2, e Jesus no Evangelho de hoje, semelhante ao dito popular: ‘quando um não quer, dois não brigam’ – e que podemos testemunhar no nosso dia a dia, nos ensina para que ‘amemos os nossos inimigos e rezemos por aqueles que nos perseguem’ – Mt 5,44; e assim, confiantes na misericórdia de Deus para conosco, sejamos também, como o Pai - perfeitos e misericordiosos para com todos – Lc 6,36.                                                                                          


                                                       

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.' Mateus 5,43-48

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘Jesus continua nos ensinando como devem ser nossas atitudes. Como cristãos precisamos nos aproximar uns dos outros com amor, que une e gera a vida. O abismo do ódio, da vingança, traz a morte. No Senhor está a vida. É assim que Deus nos trata, é assim que devemos nos tratar mutuamente’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que ‘Amar pode significar reconhecer e apreciar a bondade de alguém. Mas também pode significar querer o bem e a felicidade de alguém, mesmo que injusto e mau: esse é o amor que devemos ter pelos inimigos’. Ajuda-nos ó Pai reconhecer que ‘só o amor pode nos levar a ver a bondade nas pessoas’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pela ‘nossa humanidade dilacerada por divisões e discórdias a fim de ser superada toda violência e maldade’. Rogai Mãe também ‘para que o progresso técnico e científico não se sobreponha ao progresso do relacionamento fraterno, acolhedor’.   Amém!

Brasília-DF., 15 de junho de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário