21.6.21

MATEUS 7,1-5 - NÃO JULGAR : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Memória de São Luís Gonzaga – Religioso. Luís – 1568/1591, renunciando à vida de corte em um dos ambientes mais faustosos de sua época, optou pela vida religiosa na Companhia de Jesus. Teve por guia espiritual São Roberto Belarmino. Exemplar pelo espírito de sacrifício e a candura dos costumes, marcou seu breve testemunho com caridade heroica a serviço dos atingidos pela peste. Liturgia

Caríssimos, meditamos dias passados a Oração de Jesus quando Ele nos diz que Deus é nosso Pai e quando formos orar, digamos: “Pai-Nosso ...", Mt 6,7-15. Em Mt 23,8, Jesus nos revela que todos nós somos irmãos, porque somos filhos do mesmo Pai e que, portanto, somos da Família de Deus 'que é sobre todos, por meio de todos e em todos nós' – Mc 3,31s; Ef 2,19; 4,6!

Quando em família, nossos pais nos ensinam a nos respeitarmo-nos uns aos outros com amor fraterno e este ensinamento, estendemos aos nossos filhos ... No Evangelho de hoje, Jesus quer que também nós vivamos em unidade familiar com todos, dialogando sempre, quer nas pequenas ou grandes desavenças, ou desentendimentos quer sejam de caráter ou de opinião, sejamos, pois, cordatos, brandos, como São Luís...                                               


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: 'deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.' Mateus 7,1-5

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque mesmo tendo uma ‘percepção aguçada quanto as falhas do próximo’, vivenciando a vossa Palavra, tenhamos sempre em mente os ensinamentos de Jesus a fim de   enaltecermos as boas obras e edificarmos o seu gestor, onde quer que nós estejamos. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos edificadores do amor, reconhecendo e buscando valorizar as qualidades e os dons dos nossos irmãos e irmãs a fim de fazermos a vontade do Senhor, amém!

Brasília-DF., 21 de junho de 2021     

   Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário