16.6.21

MATEUS 6,1-6.16-18 - A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Caríssimos, gosto de expressar-me assim porque sei que muitos dos senhores e senhoras, irmãos e irmãs na fé em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador me prestigiam há alguns anos, fortalecendo-me na caminhada... Graças!

No Evangelho de hoje, Jesus nos adverte e ensina  quanto e como devemos dar a nossa oferta, esmola; quando, como e onde devemos orar e jejuar... Aprendi que ‘devolver’ ao nosso Deus e Pai o que Ele nos dá - dez por cento da minha renda mensal, e aqui está a liberalidade do Senhor de que podemos também devolver ‘conforme o que tivermos decidido em nosso coração, sem pesar nem constrangimento’ – 2Cor 9,7, vem-me à memória a pobre viúva, que deu uma moedinha, e foi agradável a Deus – Mc 12,41s.

Jesus também nos revela que o Pai vê o que está oculto, sabe e conhece nossos pensamentos e o nosso modo de ser; e, ao fazermos a Sua vontade, Ele nos dará a recompensa...

                                                             


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que a ‘prática da esmola, da oração e do jejum – como pedras preciosas, nelas encontramos o antídoto para os males que nos abatem, nos afligem e para as durezas que insistem em assaltar os nossos corações e, com essas três joias, aprendemos, novamente, a nos aproximar do altar de nosso Deus e Pai com mãos puras e inocente coração'. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e que repouse sobre nós para 'sermos orantes e confiantes no vosso amor, acolhendo os ensinamentos de Jesus, a fim de sermos sinais de vida plena para toda a humanidade’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelas nossas comunidades para que sigam os passos de Jesus, firmes em seu propósito de amor, partilha e solidariedade’. Amém!

Brasília-DF., 16 de junho de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário