16.3.22

MATEUS 20,17-28 - TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. O PEDIDO DOS FILHOS DE ZEBEDEU : REFLEXÃO DE ANINHA

 





Quando expressamos as nossas intenções, projetos, às pessoas com as quais convivemos, facilitamos o entendimento e a compreensão das mesmas para o que pretendemos realizar...  Em casa, temos uma rotina comum e quando surge um evento novo, comunicamo-nos mutuamente para adequarmos as nossas prioridades ao limite de tempo que dispomos, e tudo flui harmoniosamente.

Jesus, em caminho para Jerusalém, assim o faz com os seus discípulos, advertindo-os de tudo quanto ele passará... Verdadeiramente, estar com Jesus, é maravilhoso, tanto, que a mãe dos filhos de Zebedeu - mesmo na expectativa da Paixão e Morte de Jesus, sua fé, vislumbrou o Reino de Amor e se antecipou, pedindo a Jesus por eles, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

                                                            



'Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,17-28

Diz-nos a Igreja que “Este projeto divino de salvação mediante a morte do “Servo, o Justo” – Is 53,11; At 3,14 havia sido anunciado antecipadamente na Escritura como um mistério de redenção universal, isto é, de resgate que liberta os homens da escravidão do pecado – Is 53,11-12; Jo 8,34-36. São Paulo, em sua confissão de fé, que diz ter “recebido secundum Scripturas” – 1Cor 15,3, professa que “Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras – At 3,18; 7,52; 13,29: 26,22-23. A morte redentora de Jesus cumpre, em particular, a profecia do Servo Sofredor – Is 53,7-8. At 8,32-35. Jesus mesmo apresentou o sentido de sua vida e de sua morte à luz do Servo Sofredor – Mt 20,28. Após sua ressurreição, ele deu esta interpretação das Escrituras aos discípulos de Emaús – Lc 24,25-27, e depois aos próprios apóstolos – Lc 24,44-45. CIC 601

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco. Graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e fostes anunciando pelos profetas a nossa redenção que haveria de se manifestar no tempo favorável do Senhor, em Cristo Jesus, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras, e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe para que tenhamos um coração simples, manso e humilde, para vermos no outro a face de Cristo e seguindo a Cristo, sejamos compreensivos, gentis, fiéis e perseverantes em servir os irmãos, em todas as circunstâncias das nossas vidas e assim merecermos estar com Ele em seu Reino de Amor, a Morada do Pai - Lc 23,42-43; Jo 14,1-3! Amém!

Brasília – DF., 16 de março de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

Ed: 28.02.2018 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário