8.3.22

MATEUS 6,7-15 - A ORAÇÃO. O PAI NOSSO : REFLEXÃO DE ANINHA

 






Jesus nos exorta a pedir, buscar, bater, pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá – Lc 11,9-13.  Jesus nos ensina que devemos orar sempre, sem jamais esmorecer e nos cita o exemplo da viúva inoportuna e do juiz iníquo que atendeu as reivindicações daquela – Lc 18,1-8; e, que  devemos ir direto ao assunto, sem muitas palavras...

Caríssimos, experienciemos no nosso dia a dia, expor ao Senhor, com fé, a necessidade que nos angustia e aflige, e em oração, escrevamos um bilhete ao Senhor! Sabemos, que o Senhor nos responde quando o invocamos, e nos alivia na angústia – Sl 4,2, porque tudo é possível a quem crê – Mc 9,23. Toda vez que o assunto vier à nossa mente, ofertemos ao Senhor uma oração: o Pai-Nosso, Creio, a Ave Maria, com Ação de Graças, pois São Paulo nos exorta a darmos graças em tudo – Ef 5,15-20 e assim, transbordando em ação de graças - Cl 2,6-7, acreditemos, confiemos e esperemos no Senhor – Sl 27,13-14; 33,20-22, porque sabemos que tudo coopera para o nosso bem – Rm 8,28-30!
                                                         



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.' Mateus 6,7-15.

Diz-nos a Igreja que ‘No sermão da montanha, Jesus insiste na conversão do coração: a reconciliação com o irmão antes de apresentar uma oferenda no altar – Mt 5,23-24; o amor aos inimigos e a oração pelos perseguidores – Mt 5,44-45; a oração ao Pai “em segredo” – Mt 6,6, sem desperdiçar muitas palavras – Mt 6,7; o perdão do fundo do coração na oração – Mt 6,14-15; a pureza do coração; a busca do Reino – Mt 6,21.25.33. Tal conversão é inteiramente orientada para o Pai: é filial.’ – CIC 2608. ‘O coração assim decidido a se converter aprende a orar na fé. A fé é uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos. Tornou-se possível porque o Filho bem-amado nos abre as portas para o Pai. Este pode pedir-nos que “procuremos” e “batamos”, uma vez que ele mesmo é a porta e o caminho – Mt 7,7-11.13-14.’ CIC 2609

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que se perdoarmos, seremos perdoados! Pai, sabes tudo de nós e nos perguntamos: como estamos diante desta promessa? Aqui, agora e sempre nós vos procuramos Pai... Vem em nosso auxílio! Pai, queremos perdoar aos que nos ofendem ou ofenderam para recebermos de vós o perdão... Ajuda-nos Pai! Dá-nos a vossa graça e o vosso amor e seremos um convosco e faremos tudo que vos agrade! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Olhai, ó Deus, vossa família e fazei crescer no vosso amor aqueles que agora se mortificam pela penitência corporal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo que nos possibilitou alcançar a graça de termos 'irrigados os nossos corações e assim reconhecermos a nossa filiação divina', para recorrermos ao Pai, como filhos muitos amados, e que o Espírito Santo nos oriente o quê, e o quanto pedir. Amém!

Brasília – DF., 08 de março de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

Ed: 16.02.2016 - revisada

 




         


Nenhum comentário:

Postar um comentário