18.3.22

MATEUS 21,33-43.45-46 - OS AGRICULTORES ASSASSINOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

Quando meu esposo e eu levávamos nossa netinha de cinco anos para a escola, ela pedia que eu lhe contasse histórias; e a Bíblia Sagrada é rica em histórias com exemplos para o nosso dia a dia... Ainda pequenina, demos-lhe a Bíblia para Crianças com desenhos do Maurício de Sousa e a historinha que mais a interessou, foi a história de Samuel, quando o Senhor o chamou e ele levantava, indo até o sacerdote Eli, pensando que fosse ele que o chamava – 1Sm 3. Contamos também para ela a história de Abraão, Davi, Salomão, e a que mais a fascinou foi a dos sete filhos de Macabeus, onde se exalta a fé!

Nosso netinho, quando estava com um ano e meses no Maternal da mesma escola da irmã, levando-os para lá, ela me pediu para contar uma história... Falei de Tobit e Tobias com o Anjo Rafael, e ela me ouvia muito interessada ... Gostou da história e o irmãozinho que estava sentado na sua cadeirinha, - eu o olhava pelo espelho e ele me escutava docilmente...

As historinhas que minha Mãe me contou na minha infância, eu as tenho até hoje na memória e isto, fez-me lembrar Jesus... Ele ensinava os seus discípulos, os mestres da Lei, fariseus e as multidões através de parábolas que ajudam na fixação dos fatos e Jesus, contava tudo aquilo que fariam com ele, e o fizeram! Acolhamos a Santa Palavra de Deus, que por sua graça e amor, em Jesus Cristo, estendeu a nós, a Salvação:
                                                              



'Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: “Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá fruto. Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.’ Mateus 21,33-43.45-46

Diz-nos a igreja do Senhor que ‘A Igreja é a lavoura ou o campo de Deus - 1Cor 3,9. Nesse campo cresce a oliveira antiga, cuja raiz santa foram os Patriarcas e em que foi feita e se fará a reconciliação dos judeus e dos gentios –Rm 11,13-26. Ela foi plantada pelo celeste Viticultor como vinha eleita – Mt 21,33-43. Cristo é a verdadeira Videira, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós que, pela Igreja permanecemos nele, sem o qual nada podemos fazer – Jo 15,1-5’. CIC 755

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos estimulas a testemunhar, irradiar o vosso amor e a vossa misericórdia através de nossas palavras, gestos e ações aos irmãos, em todas as circunstâncias, porque percebemos que há pouco interesse, indiferença: o rico que não quer compartilhar quando lhe pedem ... O pobre que disfarça de mendigo... O político e o empresário que em benefício próprio, praticam a corrupção em detrimento de muitos... O vinhateiro que mata... A mentira, o ‘fake news’ que querem transformar em verdade, e etc., etc.

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

 
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para nos curar e libertar de toda inveja, livrando-nos e protegendo-nos dos invejosos, a fim de sermos fortalecidos, comprometendo-nos com a verdade, a justiça e a paz para que as nossas famílias sejam firmadas na fraternidade, na harmonia e no entendimento, louvando, bendizendo e glorificando o Senhor nosso refúgio e salvação – Jo 4,42! Amém!

Brasília – DF., 18 de março de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

           A serviço do Senhor!

 

Ed: 26.02.2016 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário