25.6.15

A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA - MATEUS 7,21-29 - REFLEXÃO DIÁRIA





O Evangelho de  hoje foi tema para redação do meu vestibular no século passado, por isso, todas as vezes que o medito, lembro-me daquela época, lembro-me das pessoas amigas e de uma especial, minha amiguinha de então: Air.

O homem sensato, prudente, ouve e medita as palavras de Deus. Nestes dias, meditamos os ‘Conselhos’ de Jesus e existem pessoas que dizem que se conselhos fossem bons, não seriam gratuitos ... O ar é vital e gratuito, graças a Deus!

Diz-se também que os ‘sábios não são jovens’. Creio que a sensatez, a prudência do sábio que regra geral não é jovem – pois existem jovens sábios – levam à sabedoria para ensinar algo bom da experiência vivida que aprendeu e aprende no decurso da vida.

Conselhos são bons para tirarmos o véu que por ventura estejam obscurecendo a nossa mente, o nosso raciocínio e a forma correta para discernir sobre um determinado assunto.

Jesus continua nos ensinando através de seu Espírito Santo e Ele nos diz que: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. “ MT 7,21

Como Deus  é para nós Vida que vivifica a nossa alma e o nosso espírito, o alimento é, o sustento para o nosso corpo, e assim Jesus nos diz: “ Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou a consumar a sua obra.” 
Jo 4,34. E assim Ele o fez!

E Jesus prossegue: “Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.” Mt 7,22-23

Deus vê e sabe tudo... Jesus disse  sobre os escribas e fariseus ...' Fazei e observai tudo quanto vos disserem. Mas não imiteis suas ações, pois dizem mas não fazem...'.
Mt 23,1-7

                                      

Devemos ser sinceros, ‘sim-sim ‘, ‘não-não’, prudentes e sensatos e  assim nos ensina Jesus: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa! .

Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.” Mt 7,24-29

Sobre a autoridade de Jesus, diz-nos a Igreja do Senhor que em Jesus, ‘é a mesma Palavra de Deus que tinha ressoado no Sinai para dar a Moisés a Lei escrita, que se faz ouvir novamente sobre o Monte das Bem-aventuranças - Mt 5,1. Ela não abole a Lei  mas a cumpre, fornecendo de modo divino a interpretação última dela: “Aprendestes o que foi dito aos antigos ... eu, porém vos digo...” – Mt 5,33-34. Com esta mesma autoridade divina, Ele desabona certas “tradições humanas” – Mc 7,8 dos fariseus que “invalidam a Palavra de Deus” – Mc 7,13 - CIC 581.

Com esta mesma autoridade divina Ele falava aos seus discípulos e às multidões... Jesus fala Palavras de Vida Eterna - Jo 6,67s. e seus conselhos devemos seguir sim, bem como os testemunhos daqueles que conviveram com Ele e daqueles que ainda hoje creem, confiam e esperam Nele!


Maria, Mãe de Jesus e nossa, exaltada pelo seu Filho Jesus, como feliz, porque fez a vontade do Pai, nos ajude a sermos sábios, sinceros, sensatos e prudentes para que sejamos felizes em Cristo, como Ela o é.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! 
Para sempre seja Louvado !

              Brasília-DF., 25 de junho de 2015
                        Ana Miranda Bessa

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário