20.6.15

ABANDONAR-SE À PROVIDÊNCIA - MATEUS 6,24-34 - REFLEXÃO DIÁRIA




Nestes tempos – dentre muitas -  a Polícia Federal adentrou à casa de uma alta personalidade que fora denunciada por corrupção financeira e lá encontrou  em armários encobertos por falsa parede, bens escondidos estrategicamente...
Aquela pessoa juntou tesouros que eram de muitos,
 só para si...

‘Em meio às desigualdades e à busca incessante de bens passageiros, Jesus nos apresenta a alternativa de viver os valores do reino’, partilhar o que somos e o que temos, confiantes em Deus, porque :“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam.Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?



Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.


Lembrei-me da  parábola que Jesus contou, em Lc 12,16-20: “A terra de um rico produziu muito. Ele, então refletia: ‘Que hei de fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Depois pensou: ‘Eis o que farei: demolirei meus celeiros, construirei maiores, e lá recolherei todo o meu trigo e os meus bens. E direi à minha alma: Minha alma tens uma quantidade de bens em reserva para muitos anos; repousa, come, bebe, regala-te’. Mas Deus lhe diz: ‘Insensato, nesse mesma noite ser-te-á reclamada a alma. E as coisas que acumulaste, de quem será? Assim acontece àquele que junta tesouros para si mesmo, e não é rico para Deus”.


Jesus nos pede para que não nos preocupemos ... Penso que o abandonar-se à providência divina, não é cruzar os braços e dizer não farei nada... O abandono à providência divina é fazer a minha parte até o limite das minhas possiblidades e oportunidades racionalmente e quando nada mais depende de mim, aí sim, ‘deixo ir e deixo Deus agir na minha vida’.

A Palavra de Deus é perfeita. Ele deu-nos a vida, e vida, é movimento... Em Gênesis 3,19, Deus disse à Adão/Eva: ‘Com o suor do teu rosto comerás teu pão... ’ ,e  o homem e a mulher que tinha de um tudo para viver no Paraíso, teve que trabalhar e assim, cada um de nós também, pois, diz-nos São Paulo esta regra dada aos Tessalonicenses: ‘Quem não quer trabalhar também não há de comer.’ 2 Ts 3,10

Caríssimos, façamos a nossa parte e ajudemos sempre os mais necessitados, com nossos dons e nossos bens – porque tudo isso é agradável a Deus, pois Ele criou este mundo para todos -   e não nos inquietemos com nada; mas apresentemos a Deus todas as nossas necessidade pela oração e pela súplica em ação de graças. Então a paz de Deus que excede toda a compreensão, guardará os nossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus. Fl 4,4-9

‘Provai e vede quão suave é o Senhor!’ E, como Maria, a Mãe de Jesus e nossa, levemos às pessoas o testemunho da atuação constante de Nosso Deus e Pai, em nossas vidas. Amém!

             Brasília-DF., 20 de junho de 2015
                      Ana Miranda Bessa


                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário