3.6.15

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS - MARCOS 12,18-27 - REFLEXÃO DIÁRIA



Quando somos crianças, se ouvimos uma palavra que ainda não conhecemos, perguntamos aos nossos pais e eles prontamente nos respondem com detalhes e exemplos que podem ocorrer com a palavra em questão...

Adultos, além do aprendizado que acumulamos, temos  livros e a Internet que, como  em um piscar de olhos , ou um toque na tecla, nos dá a resposta que buscamos...

Mas, existem fatos, que só o conhecimento divino, a vivência e a experiência de um Filho muito amado, dócil e obediente ao Pai, podem nos esclarecer, e Marcos nos relata um fato acontecido com Jesus e com ‘alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e propuseram a Jesus este caso:

“Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”.

Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. E nenhum dos sete deixou descendência.

 Por último, morreu também a mulher. Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!”

                                      

Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”. Mc 12,18-27

Penso que nosso Deus e Pai, criador do Universo, que enviou seu Filho para nos salvar, é  porque Ele nos ama com amor eterno e quer que todos nós estejamos para sempre com Ele. Pois nos disse Jesus:
"Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vem a julgamento, mas passou da morte à vida. "
 Jo 5,24


Diz-nos a Igreja do Senhor, fundamentada na Palavra do Senhor que : ‘A fé na ressurreição baseia-se na fé em Deus, que “não é um Deus dos mortos, mas de vivos” – Mc 12,27.

Mais ainda: Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida” – Jo 11,25, quando da ressurreição de Lázaro. É Jesus mesmo, quem, no último dia, há de ressuscitar os que nele tiverem crido... Jo 5,24-25 .”Sim,  esta   é a vontade de meu  Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. Jo 6,40. CIC 994

Para mim, o ‘último dia’ é o dia da minha morte e se  assim penso, foi meditando sobre os  diálogos de Jesus com Marta quando da ressurreição de Lázaro – Jo 11,   e com o  ‘bom ladrão’, que foi crucificado ao  seu lado. Ele pediu a Jesus: “lembra-te de mim, quando vieres com teu reino” –  porque assim acreditavam naquela época que seria no fim do mundo e ainda hoje, muitos assim interpretam - , e Jesus respondeu: “Em verdade, eu te digo, hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Lc 23,39-43


Ressuscitaremos como Cristo, com Cristo e por Cristo.  

Assim eu creio, assim eu confio e assim eu espero, porque o Amor e a Misericórdia de  Nosso Deus e Pai  em Jesus Cristo – que veio para fazer novas todas as coisas -, e em tudo, fez a vontade do Pai,   estendeu a cada um de nós,  a salvação e a possibilidade de participarmos da sua glória.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa,  rogai a  Deus por nós, agora e na hora da nossa morte. Amém


                    Brasília-DF., 03 de junho de 2015
                           Ana Miranda Bessa

             



Nenhum comentário:

Postar um comentário