13.6.15

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - JESUS AOS DOZE ANOS - LUCAS 2,41-51 - REFLEXÃO DIÁRIA




Morávamos na Usina Ressaca, próxima a Cáceres – MT e o único transporte viário na usina era um caminhão que levava a produção açucareira e aguardente para os comerciantes na cidade.

Quando eu era criança, mamãe me contava histórias bíblicas, que o irmão dela lhe contava, porque no início do século XX nas bandas da fronteira de Cáceres com a Bolívia, onde moravam, o privilégio de aprendizado era somente para os homens...

Uma das histórias que também me fascinava quando ela contava, era a do Evangelho de hoje, narrado por Lucas: ‘Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
                                                   

Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.1 Lc 2,41-51

Lembrando desta história, um belo dia, aos dez anos de idade, quando fomos à Cáceres, eu aprontei com a minha mãe: escondi dela para não voltar, tendo em mente que como Jesus havia ficado em Jerusalém, eu poderia ficar ... Crianças, ah, crianças...

O caminhão com as pessoas tinha hora marcada para voltar e minha mãe precisava ir e penso que ela entendendo a minha rebeldia por não voltar com ela, deve ter buscado ajuda para alguém me localizar, e assim aconteceu...

Havia um telefone na casa do sócio-proprietário e médico Dr. Gentil/ D.Branca – que era ponto de chegada e saída do caminhão  -  e esse telefone  se ligava com a usina e penso que os  contatos foram feitos para acalmar a minha mãe e no dia seguinte, fui de carro “Baratinha da Ford",  levada de volta para casa pelo casal...

Minha mãe era uma mulher bastante rigorosa e imaginei que me esperavam além de umas palmadas nas pernas um castigo bem pesado, mas nada disso aconteceu..


Adulta, casei-me com o Bessinha e temos uma filha maravilhosa, casada, que nos deu por enquanto, um casal de netos, graças a Deus ! Quando ela era adolescente e ia para algum evento noturno com pais de coleguinhas – ainda não existia celular – e passava da hora combinada de voltar, meu marido ficava angustiado e eu me apegava a rezar Ave-Maria que me tranquilizava e logo depois ela chegava e era acolhida com alegria, porque estava tudo bem...


Hoje, a Igreja do Senhor, faz memória do Imaculado Coração de Maria, Mãe de Jesus e nossa, que ao ver Jesus no Templo, conversa com Ele, mostrando-se angustiada  mas não indignada pela dura caminhada que empreenderam ela e José ...

A atitude doce e fraterna de Maria, assim como a da minha mãe, me ensinou a ser compreensiva e amiga de minha filha quando me surpreendia e ainda surpreende com atitudes inesperadas..., e essa compreensão, deve ser  levada  a todos os acontecimentos em nossa vida.

‘Maria é a mulher que guarda no coração as palavras do Senhor. É a morado do Espírito Santo, sede da sabedoria, imagem e modelo da Igreja  que escuta e testemunha o Senhor. Ela participa do mistério da encarnação como fiel discípula e modelo de discipulado.’
‘Com Maria reconheçamos que  o Senhor é quem faz germinar a justiça, espalhando sua glória entre as nações, e aprendamos a ser obedientes a Ele, cultivando no coração seus ensinamentos’. Liturgia

A Igreja do Senhor, também faz memória de Santo Antônio de Pádua.

Imaculado Coração de Maria e Santo Antônio de Pádua, rogai a Deus por nós!


                  Brasília-DF., 13 de junho de 2015
                          Ana Miranda Bessa

            

                     





Nenhum comentário:

Postar um comentário