8.6.15

AS BEM-AVENTURANÇAS - MATEUS 5,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA


Quando compramos um eletrodoméstico ou mesmo algum utensílio que necessite montar para fazer funcionar, vem anexado ao mesmo um programa, ou manual de procedimentos que seguimos passo-passo o que ali nos ensina e dá certo.

No Sermão da Montanha, ‘germe do Evangelho de Jesus Cristo, as bem-aventuranças questionam nossas ideias a respeito da felicidade. Elas são um anúncio de alegria que nos convida ao compromisso – para conosco mesmos e -  com o bem dos irmãos.’ Liturgia

Jesus, como Nosso Deus e Pai, quando nos ensina e nos educa, e o faz por amor: não nos impõe... Ele nos mostra e nos provou, com sua morte e ressurreição, que para ganharmos o Reino de Deus é necessário, é preciso, fazermos a vontade do Pai.

Caríssimos, abramos o nosso coração e peçamos a Jesus que Ele nos ajude a alcançarmos a Misericórdia de Deus,  como Ele nos ensina, seguindo este programa, esta exortação, este conselho:

                                                                

“... Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.”  Mt 5,1-11

A nossa vida, como os eletrodomésticos e outros, tem uma vida útil: nós morreremos um dia e aqueles, se estragarão e serão descartados, como muitas pessoas pensam que a vida delas pós-morte seja assim, mas Jesus que ‘tem palavras de vida eterna -  como Pedro, nós cremos e reconhecemos que Ele é o Santo de Deus – Jo 6,67 s’,  e é Jesus mesmo que  nos dá a garantia, a certeza da vida plena no Reino de Deus, quando Ele nos diz:

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” Mt 5,12

E a ‘recompensa nos céus’, está  assim expressa no Apocalipse de São João:
 “... É por isso que estão diante do trono de Deus, servindo-o dia e noite em seu templo.
Aquele que está sentado no trono estenderá sua tenda sobre eles: nunca mais terão fome, nem sede, o sol nunca mais os afligirá, nem qualquer calor ardente; pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, conduzindo-os até às fontes de água viva.
 E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos. Pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram!” “Eis que faço novas todas as coisas.” Ap 7,15s; 21.

Que Maria  Mãe de Jesus e nossa, rogue a Deus por nós ‘para que sejamos consolados em todas as nossas angústias e aflições nesta terra , a fim de que possamos dar consolo e ser solidários aos que também têm direito à felicidade. ’ Amém!


                Brasília-DF., 08 de junho de 2015
                      Ana Miranda Bessa



                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário