2.6.15

O IMPOSTO A CESAR - MARCOS 12,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA



Algumas famílias optaram por morar em condomínios por ser uma forma de morar bem e com segurança, compartilhando áreas comuns de modo respeitoso e ordenado e os custos proporcionais da administração...

Poderia ser um mini-modelo ideal do que deveria ser a sociedade como um todo...

‘No tempo de Jesus, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes para apanharem Jesus em alguma palavra.

Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro e não dás preferência a ninguém.”
“Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus.”
“Dize-nos: é licito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”' Mc 12,13-14

As Leis foram feitas para disciplinarem os direitos e deveres de co-responsabilidade  dos cidadãos para com a autoridade dignamente constituída e vice-versa.

Pagar imposto, se regressivo ou progressivo, é uma exigência previamente definida - desde tempos antigos – pelos poderes constituídos e todos nós devemos pagá-lo.

Ao Nosso Deus e Pai que tudo criou por amor para nós, eram destinadas as primícias dos bens para construir e manter o Templo, Casa de Deus, Casa de Oração, onde as pessoas se encontravam com o Senhor e até hoje assim se faz.
                                         
                                   

Perguntar a Jesus se é licito ou não pagar o imposto a César, foi uma pergunta capciosa... Jesus conhece os corações e assim, Jesus percebeu a hipocrisia deles e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que eu a veja”.  Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o  que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.’ Mc 12,15-17

Sábia, divina, profunda e verdadeira foi a resposta de Jesus aos fariseus e partidários de Herodes que estes, ficaram sem argumentos...

Se o objetivo deles foi criar uma animosidade entre a autoridade de César e a de Nosso Deus e Pai, para denunciarem Jesus, eles ficaram conhecendo a sabedoria que respeita o bem comum, porque Deus fez este mundo para todos e todos prestaremos contas do que aqui fizemos ou faremos.

Maria, a Mãe de Jesus e nossa,  deu o melhor de si para Deus e que Ela nos ajude a darmos também o melhor de nós para Nosso Deus e Pai!  Amém!

             Brasília-DF. , 02 de junho de 2015

                       Ana Miranda Bessa

               

                


Nenhum comentário:

Postar um comentário