28.1.22

MARCOS 4,26-34 - A MEDIDA E O REINO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a Memória de Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja. Tomás, c.1225-1274, dominicano, formou-se no mosteiro de Montecassino e nas grandes escolas do tempo, e se tornou mestre nos centros de estudos de Paris, Orvieto, Roma, Viterbo e Nápoles, imprimindo ao seu ensinamento uma orientação original e sabiamente inovadora. Em muitas obras básicas, especialmente na célebre “Summa”, ele fez a sistematização genial da doutrina filosófica e teológica haurida da tradição. Exerceu influxo determinante sobre o rumo do pensamento filosófico e da pesquisa teológica nas Escolas dos séculos seguintes. Liturgia

Caríssimos, sabemos da existência dos reinos animal, mineral, vegetal..., e podemos tocá-los. E, Jesus nos fala do reino de Deus e que este "Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece."

                                                         


'Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.' Marcos 4,26-34


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque tudo procede de vós e o Senhor 'cobre o céu com nuvens, preparando a chuva para a terra; faz brotar erva sobre os montes, e plantas úteis ao homem – Sl 147,8'. Aqui está o vosso mistério: a história da nossa salvação é narrada no Antigo Testamento e Jesus nos trouxe o Novo Testamento, a Nova Aliança para o vosso povo, a compreensão da vossa vontade em Jesus Cristo, nosso Salvador, para todos aqueles que creem, confiam e esperam Nele! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

 Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que tornastes São Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, a fim de compreendermos quando Jesus, despedindo-se de seus discípulos, utiliza-se de mais uma parábola ao se proclamar como a Verdadeira Videira e que o Pai é o Agricultor, para nos mostrar que como a videira espalha seus ramos e dá muitos frutos, Ele, Jesus Cristo, de braços abertos, nos Acolhe a todos, para levar-nos ao Pai, basta que permaneçamos com Ele - João 15,4. Amém!

Brasília – DF., 28 de janeiro de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!


Ed: 30.01.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário