5.1.22

MARCOS 6,45-52 - JESUS CAMINHA SOBRE O MAR : REFLEXÃO DE ANINHA

 





Diz-se que quem quiser tentar entender os mistérios de Deus não os conseguirá, porque se os entendesse, Deus não seria Deus! É como o vento que sopra; como o amor que vivenciamos: sentimos, sabemos que nos cercam e nos envolvem, mas não os controlamos... São tantos os mistérios, mas a Palavra do Senhor, o Cosmos, os Oceanos, o universo biológico, mineral, micro e macro, nos testemunham a presença do Nosso Deus Pai-Criador e muitas vezes, como ondas revoltas e inquietas podem ficar as nossas mentes e os nossos corações diante de eventos inesperados em nossas vidas...

Diz-se sempre que só se ama o que se conhece e nós cristãos hoje, fundamentamos a nossa fé na Palavra do Senhor, nos testemunhos dos apóstolos, dos discípulos e seguidores de Jesus quando então proclamamos que verdadeiramente Jesus é o Filho de Deus e assim permanecemos com ele, porque Ele está com Deus, que é Amor – 1Jo 4,11-18.

                                                       


 'Depois de saciar os cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.’ Marcos 6,45-52.

Dizem nossos Bispos que ‘Jesus, ao caminhar sobre as águas, revela aos seus discípulos que é Deus, isso porque, segundo as Escrituras, somente Deus pode caminhar sobre o mar. Podemos ver isso no livro de Jó: "Sozinho ele estende os céus e caminha sobre as alturas dos mares" (Jó 9, 8) e no livro dos Salmos: "No mar abriste o teu caminho, tua passagem nas águas profundas, e ninguém conseguiu conhecer os teus rastros" (Sl 76, 20). A revelação da divindade de Jesus continua na mesma passagem quando ele fala aos discípulos: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!", atribuindo para si o mesmo nome que Deus atribuiu a si na passagem da sarça ardente, quando revela o seu nome a Moisés.’ CNBB

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus não nos abandona quando as tormentas do dia a dia vêm testar a nossa fé e a nossa confiança nEle, dando-nos um coração dócil para vos amar e vos conhecer melhor e assim entendermos a vossa vontade em nossas vidas. E, ‘se as águas do mar da vida, quiserem nos afogar’, Ele vem em nosso auxílio, porque está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz, e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que possamos compreender com o coração o quanto somos amados; e assim como Jesus veio em socorro dos seus discípulos, ele também nos vê e quando o invocamos, ele vem ao nosso encontro onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília – DF., 05 de janeiro de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Ed: 06.01.2016 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário