10.8.22

JOÃO 12,24-26 - JESUS ANUNCIA SUA MORTE E GLORIFICAÇÃO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir. Lourenço, insigne diácono da diocese de Roma, confirmou com o martírio seu serviço de caridade. Suportou, intrepidamente, atroz martírio na grelha, depois de distribuir os bens da comunidade aos pobres, por ele qualificados como verdadeiros tesouros da Igreja. Liturgia

Caríssimos, Jesus, dentre outros, compara o Reino dos Céus a um grão de mostarda que um homem plantou e que embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior das hortaliças e torna-se árvore - Mt 13,3, e depreende-se que o grão de mostarda deu-se totalmente à terra sem apegos, para produzir abundantemente novos grãos, novas sementes, e que nós, semelhantemente ao grão, possamos morrer um pouco mais a cada dia para nós mesmos, em benefício dos irmãos e do Reino de Deus. A abundância de frutos no nosso cotidiano é a alegria de doar-se e de se colocar a serviço do Senhor e dos irmãos onde quer que nós estejamos; e, a consequência das boas atitudes que demonstramos em palavras e ações às pessoas é porque sabemos e vivenciamos que tudo o que somos e temos - estão a nosso serviço e a serviço de todos - que será a nossa recompensa de vida eterna, no Reino dos Céus! Acolhamos a Palavra que nos salva:                                                    


‘Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo:  Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.’ Jo 12,24-26

 Trazendo a Palavra de Jesus para os nossos dias quando Ele diz que “quem se apega à sua vida perde-a...’ penso nas pessoas que praticam a corrupção, pois, diz-se que ‘a corrupção mata’, sim, mata, porque a pessoa corrupta apodera-se de bens que são de todos, especialmente das pessoas que estão na fila dos hospitais sem infraestrura, sem medicamentos, sem médicos   para uma consulta, uma cirurgia, e morrem sem atendimento.  Morrem também os jovens pela violência, porque não tiveram uma família bem constituída, nem escola integral de boa qualidade, e enveredaram pelo caminho dos marginais e das drogas’, pois diz-nos Jesus: ‘Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.’ Jo 8,12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que assim como a árvore dá o que produz, nós também devemos fazê-lo com alegria ‘como dispõe o nosso coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria’ – 2Cor 9,7. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que nos abençoe, ‘e como São Lourenço, sejamos capazes de sair de nós mesmos, doando-nos no cuidado dos doentes, famintos e pobres, em especial daqueles que vivem em situação de rua’. Ensina-nos Mãe para que possamos dar bons e belos frutos de amor, de justiça, de solidariedade, fraternidade, amém!

Brasília – DF., 10 de agosto de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

Ed: 2015 - revisada

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário