4.8.22

MATEUS 16,13-23 - PEDRO EXPRIME SUA FÉ EM JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 






 

A Igreja celebra a Memória de São João Maria Vianney, Presbítero. João – 1786-1859, “cura” de Ars por quarenta anos, atraiu multidões de pessoas de toda condição social por suas catequeses e com o ministério da reconciliação. Uniu à profunda vida interior, centrada na Eucaristia, generoso impulso caritativo. É modelo de solicitude para com as almas na dimensão paroquial. Liturgia

Caríssimos, o estudo da nossa constituição genética, dentre outros, identifica a nossa origem e a nossa postura, regra geral, semelhantes aos nossos pais e familiares do tronco de onde procedemos: a nossa Árvore Genealógica... Quando jovem, comparavam-me com uma segunda prima, a Clarice, do meu lado materno, que não conheci ... Há décadas, sabemos que quiseram implantar uma raça pura e atualmente, querem uma ‘nova ordem’, mas, acredito que nosso Deus e Pai quer que sejamos um, como ele é Um com Jesus – Jo 10,30,38; 12,45; 14,9. A união de pessoas de raças distintas, vêm mesclando-se, paulatinamente... Aqui no Brasil, o nosso sangue, a nossa origem, é um 'MIX' composto do índio, do europeu, do africano ... Cada raça tem suas peculiaridades, o seu jeito de ser e para mim, ser negro, pardo, branco, não dependeu de mim ... Depende de mim, sim, aceitar-me como sou e amar-me primeiramente, para que outros me amem, aceitando com alegria a vontade de Deus em minha vida!

Jesus ensinava também por parábolas, e pelo que sei, ninguém se aborrecia por ser comparado com cachorrinho, como meditamos ontem – Mt 15,21-28, nem como trigo, sal, fermento e etc... Jesus, ao denominar Pedro, a Pedra de sua Igreja, o qualificou como Rocha firme e forte ... Pedro revelou, por graça e amor do Pai-Criador, ser Jesus o Messias, o Filho do Deus vivo; Pedro, ao proclamar Jesus como Pedra Viva, nos exorta de que também somos  como pedras vivas, destinadas à construção de um edifício espiritual, co-edificados para sermos habitação de Deus, no Espírito - 1 Pd 2,4-5; Ef 2,21-22, um com Ele e Ele conosco!

                                                       


'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”' Mateus 16,13-23


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos que Jesus é o vosso Filho Amado - Mt 17,5, o Messias nosso Salvador, nosso Deus e Senhor - Jo 20,28! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a fazer a vossa vontade e ao expressá-la aos seus discípulos - à reação de Pedro de não fazer, levou Jesus a exorcizá-lo, para que pense as coisas de Deus – Mt 16,22s! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus de poder e misericórdia, que tornastes São João Maria Vianney um pároco admirável por sua solicitude pastoral, dai-nos, por sua intercessão e exemplo, conquistar no amor de Cristo os irmãos e irmãs para vós e alcançar com eles a glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelos povos, para que se respeitem, amando-se reciprocamente, como filhos de um mesmo Pai em torno de todos nós que Ele quer e deseja para todos os seus filhos amados, como um só rebanho e um só Pastor – Jo 10,15-16, apreciando os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos, amém!

Brasília – DF., 04 de agosto de 2022

  Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

 

Ed: 09.08.2018 - revisada



Nenhum comentário:

Postar um comentário