3.8.22

MATEUS 15,21-28 - A MULHER CANANEIA : REFLEXÃO DE ANINHA

 





Caríssimos, as nossas atitudes podem influenciar o favor divino em nossas vidas! Usarmos apenas palavras que edificam é o segredo para a nossa felicidade!

No cotidiano de nossas vidas, podemos ser inflexíveis até o momento onde o argumento é convincente, verdadeiro, e Jesus viveu tal situação com a mulher cananeia, conforme nos narra Mateus no Evangelho de hoje:                                                          


'Naquele tempo, Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.' Mt 15,21-28

Diz-nos a Igreja que ‘Assim como Jesus ora ao Pai e dá graças antes de receber seus dons, Ele nos ensina essa audácia filial: “tudo o que pedirdes na oração, crede que já recebestes, e vos será concedido – Mc 11,24.  Tal é a força da oração. “Tudo é possível para quem crê" - Mc 9,23, com uma fé que não duvida– Mt 21,21. Quanto mais Jesus se entristece pela “incredulidade” – Mc 6,6 de seus conterrâneos e da pouca fé” de seus discípulos – Mt 8,26, tanto mais fica admirado com a “fé verdadeiramente grande” do centurião romano – Mt 8,10 e da cananeia do evangelho de hoje.’ CIC 2610

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que a atitude da cananeia, de humildade, persistência e perseverança, é um testemunho de fé para nós, na busca daquilo que almejamos. Ela era pagã e ‘a missão de Jesus limitava-se ao mundo judaico’, mas como o amor de mãe, supera todas as barreiras e preconceitos em benefício de um filho, uma filha, ela foi à Jesus, insistiu, lutou, argumentou e Jesus, compassivo e misericordioso como o Senhor, Pai, a atendeu!

Pai Amado, Deus de amor e de bondade, nós cremos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, e a cada dia essa experiência maravilhosa nos alicerça na fé e na confiança no Senhor porque vosso Espírito Santo nos faz compreender com São Paulo que “Tudo podemos naquele que nos fortalece” – Fl 4,13, pois sabemos também “Que Vós, ó Pai, coopera em tudo para o bem daqueles que vos amam -, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio” – Rm 8,28. Amém!      

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para nos inspirar e inundar em nós a fé e a esperança a fim de vencermos os preconceitos e sermos mansos e humildes de coração. Ajuda-nos Mãe a sermos como a Senhora: discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra e em tudo, fazermos a vontade do Pai para que Ele nos abençoe com a Sua Luz e Graça, amém!

Brasília – DF., 03 de agosto de 2022

     Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!

 

Ed: 05.08.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário