19.8.22

MATEUS 22,34-40 - O PRINCIPAL MANDAMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

 Nosso Deus e Pai, nos amou primeiro. Ele quer ser amado por nós de forma total, completa; e, como Ele nos ama, quer que nos amemos mutuamente. Ele derrama sobre nós abundantemente também as suas graças e a sua misericórdia para que possamos derramá-las sobre os irmãos... Qualquer um de nós, você, eu, nós, podemos usufruir dessa generosidade sem limites!

Sabemos que nossos sentidos são específicos, como conhecer por exemplo as qualidades de uma pessoa, mas, só poderemos fazê-lo pessoalmente... Assim como os fariseus ouviram dizer que Jesus demonstrara seus conhecimentos aos saduceus, eis que eles também quiseram testar Jesus e o fizeram como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

                                                           


                                               
                                        

'Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?” Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.' Mateus 22,34-40

Diz-nos a Igreja que ‘Jesus apareceu aos olhos dos judeus e de seus chefes espirituais como um “rabi” – Jo 3,2; Mt 22,23-24;34-36. Com frequência argumentou na linha da interpretação rabínica da Lei – Mt 9,12;12,5 Mc 2,23-27; Lc 6,6-9; Jo 7,22-23. Ao mesmo tempo, porém, Jesus só podia chocar os doutores da Lei, já que não se contentava em propor a sua interpretação em grau de igualdade com as deles, porque “ensinava como alguém que tem autoridade, não como os escribas” – Mt 7,28-29. Nele, a mesma Palavra de Deus, que tinha ressoado no Sinai para dar a Moisés a Lei escrita, se faz ouvir novamente sobre a montanha das bem-aventuranças – Mt 5,1. Esta palavra não revoga a Lei, mas a cumpre, fornecendo, de modo divino a interpretação última dela: “Ouvistes também que foi dito aos antigos ... Ora, eu vos digo” – Mt 5,33-34. Com esta mesma autoridade divina, Jesus desabona certas “tradições humanas” - Mc 7,8 dos fariseus que “invalidam a palavra de Deus” – Mc 7,13”’. CIC 581

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos Pai; a vós, toda a nossa reverência, todo o nosso amor! Graças Pai, porque Jesus, doando-se para nos redimir e salvar, é a nossa referência, o testemunho divino e perfeito do vosso amor e da vossa misericórdia para conosco - Sl 136; Mt 11,25; Lc 6,36! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força e na unção de vosso Espírito Santo a amarmos o nosso próximo como a nós mesmos! ‘Mostra-nos Pai os vossos caminhos, ensina-nos vossas veredas. Guia-nos com a vossa verdade, ensina-nos, pois vós sois o nosso Deus salvador. Nós esperamos em vós o dia todo – Sl 25,4-5’! Vinde, Senhor em nosso auxílio!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e assim como a Senhora com Jesus em vosso seio virginal, por amor foi servir Isabel – Lc 1,36s, ajuda-nos Mãe para que amemos, acolhemos, ajudemos e sirvamos os irmãos em suas necessidades, amém!

Brasília – DF., 19 de agosto de 2022

      Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!

 

Ed: 25.08.2017 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário