24.8.22

JOÃO 1,45-51 - VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL : REFLEXÃO DE ANINHA

 







A Igreja celebra a Festa de São Bartolomeu Apóstolo.  Bartolomeu, de Caná da Galileia, mencionado pelos Evangelhos no grupo dos Doze, é identificado com Natanael, amigo do apóstolo Filipe; dele de quem o Senhor disse: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade". Às palavras do Mestre respondeu com a profissão messiânica: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel" - Jo 1,43-51;21,2. Liturgia

‘Jesus era esperado, e sobre ele, escreveu Moisés, e também os profetas disse Filipe à Natanael’; alguns duvidaram mas o aceitaram, alguns até hoje rejeitam Jesus ou não o conhecem e nem querem conhece-lo...Jesus Cristo que tudo sabe e tudo conhece, ele vê os nossos pensamentos, ele vê os nossos corações e assim aconteceu com Natanael, conforme nos narra João no Evangelho de hoje:                                                  


‘Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.’ Jo 1,45-51

Jesus viu no coração de Natanael sua total adesão em segui-lo e lhe faz a bela e eterna promessa de que verá o céu aberto e os anjos de Deus em volta do Filho do Homem que é o próprio Jesus, já o incluindo no grupo de seus apóstolos – Ap 21,14. São Paulo citando Isaías 64,3, diz das maravilhas que jamais vimos, coisas que nossos olhos não viram, o Senhor têm reservado para nós que o amamos... 1 Cor 2. Pai, Abba, Paizinho ‘sabendo que estais conosco sempre, Senhor, dai-nos confiança para darmos mais um passo e usarmos os nossos dons para vossa Glória. Ajuda-nos ó Pai, a levarmos vossas boas novas às pessoas ao nosso redor’. Pai, assim como Jesus vosso Filho amado vos revelou a nós – Mt 11,27, ajuda-nos, a Vos revelar ao mundo. Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a Palavra nos ensina que 'os puros de coração vos verão, vos contemplarão ... Ó Pai Santo, ajuda-nos a sermos pobres de espírito para alcançarmos a graça de estar em vosso Reino! Ajuda-nos a promovermos a Paz, para que sejamos chamados vossos filhos, filhos de Deus – Mt 5.

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ’Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho, e fazei que, pelas preces do Apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, leva-nos a Jesus, para que a beleza do encontro nos leve ' à experiência do amor que nos dá alegria de viver: Louvor a vós, Senhor, pela Igreja, edificada sobre os apóstolos, com a qual formamos um só corpo’. Amém!

Brasília – DF., 24 d agosto de 2022

     Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 2015, revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário