16.8.22

MATEUS 19,23-30 - A RECOMPENSA DO REINO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

Minha família, eu, você - que nos prestigia com esta leitura diária, fazemos parte do grupo de pessoas que acreditam, confiam e esperam em Deus Pai e em seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, caminho, verdade e vida que nos conduzirá ao Pai - Jo 14,6, e por isso, testemunhamos a nossa fé na Ressurreição e na Vida Eterna; mas existem pessoas que pensam diferente, e um desses grupos, considera que: ‘morreu, acabou’... E o mistério continua... O homem ainda não conseguiu delimitar o Universo... Se estamos sozinhos ou não, ainda não se comprovou... A fé dos cristãos, a nossa fé, se fundamenta na Palavra de Deus em Cristo Jesus, pelo testemunho dos Apóstolos, Missionários, nossos ancestrais, e pelas pessoas que no seu dia a dia, perseveram e testemunham o Senhor da Vida e por isso esperam, como nós esperamos, merecer o Reino de Deus!

Mas, perguntam os incrédulos, ‘e se não for assim’? Bem, se não for assim, nós que estamos a caminho, em processo de conversão, creio e espero que pouco, poderá nos ser cobrado porque demos prosseguimento à crença de nossos pais, ou, por nós mesmos, buscamos o Senhor e ele veio ao nosso encontro e fizemos segundo a nossa consciência e o nosso coração o que achamos ser a Sua vontade, e que se estenderá aos filhos dos nossos filhos – Sl 103,13. E, se for como aprendemos, acreditamos, confiamos e esperamos que seja: ah..., alegria, alegria será, porque os Anjos virão nos  acolher - Mt 22,29-33. E quanto aos incrédulos, irmãos meus, Deus é Pai compassivo! Jesus, hoje, nos dá a resposta que ‘para Deus tudo é possível’! E, lembro-me do 'bom ladrão' na sua última hora - Lc 23,39-43!  Louvado seja Deus que quando lhe abrimos o coração, estende a todos nós a sua infinita misericórdia e nos concede a Salvação! Acolhamos a Palavra que nos salva e nos dá esperança para um Paraíso de Amor, onde reinam a justiça e a paz, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:                                                               


                                                  
'Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.' Mateus 19,23-30

Caríssimos, sabe-se que o 'buraco da agulha', era uma porta pequena em Jerusalém, e, o camelo carregando cargas para passar por ela, era necessário tirá-las dele para que pudesse passar ... Assim nós, devemos desapegar-nos das coisas do mundo para entrarmos no Reino de Deus! 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos exorta a 'deixarmos as portas de nossa morada abertas para recebermos a visita dele na Eucaristia, para ele permanecer em nós e nós nele – Jo 6,56; 15,4: fortaleza para a nossa caminhada rumo a vós, tornando-nos generosos e solidários com os nossos dons e bens, compartilhando-os com os irmãos mais necessitados para a edificação de uma sociedade mais justa, mais fraterna, solidária! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, ‘iluminai a Igreja, para que sempre se lembre da opção preferencial pelos pobres. Cumulai de bênçãos e alegria os que deixam tudo para seguir os passos de Jesus. Tornai os ricos comprometidos com um mundo sem fome e sem miséria. Defendei as famílias dos apelos do consumismo exagerado e das ilusões de uma vida sem vós, nosso único Deus', amém! 
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos sempre em mente que é ‘Deus que tira a vida, é Deus quem faz viver. E nosso Pai Criador, salvará todos aqueles que o servem'! Dt 32. Amém!

Brasília – DF., 16 de agosto de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Ed: 2016, revisada.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário