27.8.15

VIGIAR PARA NÃO SER SURPREENDIDO - MATEUS 24,42-51 - REFLEXÃO DIÁRIA







Nosso Deus e Pai sabe tudo, perscruta tudo, conhece tudo porque é fonte e origem de tudo e nós que acreditamos, confiamos e esperamos nele, vamos nos preparando e, aguardamos ansiosos a sua manifestação gloriosa...

A sabedoria divina é perfeita porque guarda para si os segredos e os mistérios da vida e cada dia é como se fosse o nosso último dia porque não sabemos o que será de nós no próximo segundo, no próximo respiro.

Nosso Deus e Pai, não faz acepção de pessoas e os nossos dias – canta Davi no salmo 103,15-18 -,  são semelhantes à erva. Florescemos como a flor dos campos, apenas sopra um vento e não mais existimos e nem se conhece mais o nosso lugar, mas, a misericórdia do Senhor é eterna e a sua justiça se estende a todos os que o temem.

Aqui está a palavra que nos liberta das angústias e incertezas desta vida aqui na terra: ‘a misericórdia e a justiça’ de Nosso Deus e Pai para aqueles que o amam e respeitam, e Jesus nos exorta para que vigiemos e nos preparemos, conforme nos narra Mateus:

‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor!’ Mt 24,42. Diz-nos os teólogos: ‘Vigilância, que propriamente significa “abstenção do sono”, é a atitude que Jesus recomenda aos que esperam sua vinda – Mt 25,13; Mc 13,33-37; Lc 12,25-40; 21,34-46. A vigilância nesse estado de alerta supõe a esperança firme e requer a presença de espírito sem desvanecimentos, que toma o nome de “sobriedade” – 1 Ts 5,6-8; 1 Pd 5,8; 1,13;4,7. Rodapé Bíblia

                                                  

‘Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.’ Mt 24,43-44

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente – Ap 22,20, embora não nos “caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade” – At 1,7; Mc 13,32. Este acontecimento escatológico pode ocorrer a qualquer momento – 1 Ts 5,2, ainda que esteja “ retido “, tanto ele como a provação final que há de precede-lo – 2 Ts 2,3-12’. CIC 673

E prossegue Jesus: ‘Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.’ Mt 24,45-51

‘O tempo do cristão é o tempo da espera : espera de Deus e de seu advento, vivida na disponibilidade da confiança e da esperança. Faltando a vigilância, falta importante dimensão da fé: a capacidade de assumir serenamente as surpresas da vida.’ Liturgia

Que Nosso Deus e Pai nos ajude a perseverarmos sempre em seu Caminho, porque é nele que nós nos refugiamos e assim rezo todos a noites e todas as manhãs: ‘Guardai-me ó Deus, porque em vós me refugio’ e concluo, ‘ Ensina-me o caminho da vida, cheio de alegrias em tua presença e delícias à tua direita, perpetuamente.’ E, perpetuamente caríssimos: para sempre meus amados! Salmo 16 – Glórias e louvores a Vos, Senhor!

Não há o que temer e nem desanimar. Cantemos com a Salete, da Canção Nova: ‘Deus está comigo, porque ele me ama... Deus está conosco... Ele tem cuidado de nós! Deus cuida de nós!’

Jesus amado, Jesus querido, Caminho, Verdade e Vida, ajuda-nos a compreendermos e a fazermos a vontade de Nosso Deus e Pai e que estejamos sempre ligados Nele e em Vós, Senhor, vigilantes, pés na terra e olhos nos céus, nossa morada eterna.

Maria, Mãe de Jesus e Nossa, a senhora que guardava tudo em seu coração, ajuda-nos Mãe e prepara-nos para o nosso encontro com Deus. Amém!

Santa Mônica – Esposa, Mãe e Viúva – Argélia 331-387, mãe de Santo Agostinho, exemplo de oração assídua, confiante e perseverante, rogai a Deus por nós, pelas nossas famílias e pelos nossos filhos, amém!

Brasília-DF., 27 de agosto de 2015

          Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário