15.8.15

JESUS ABENÇOA AS CRIANÇAS - MATEUS 19,13-15 - REFLEXÃO DIÁRIA












As leituras da Semana da vocação para a vida em família nos fizeram meditar sobre a simplicidade das crianças, o matrimônio, o perdão a correção fraterna,  temas  intimamente correlacionados com a nossa vida em família e em  comunidade. 

                                    

Jesus acolhe a todos e hoje em especial, acolhe as crianças, como nos narra Mateus: 'Naquele tempo, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.’ Mt 19,13-15

Somos o que somos pela graça de Deus nos diz São Paulo – 1 Cor 15,10, mas a família, os nossos pais, é que nos molda desde cedo à disciplina, ao temor de Deus...

Quando criança, era hábito tomarmos a benção dos nossos pais,  avós, tios, madrinha, padrinho e o fazíamos com as mãos juntas – como em oração -, e dizíamos : Benção Pai, Benção  Mãe... Eles seguravam as nossas mãos com a benção proferida em nome de Deus:  Deus te Abençoe! A gente sai dali muito feliz e saltitante, com a devoção correspondida... Educamos assim a nossa filha e ela o faz com os filhos dela...

Nosso altar fica na sala de visitas enfrente à porta da entrada principal: temos na parede um grande quadro antigo, da Sagrada Família de Nazaré, com uma janela e pela qual se vê   Deus-Pai  no céu, que abençoa e envia o Espírito Santo sobre José – que trabalha como carpinteiro  com a ajuda de dois anjos -,  Maria, fiando, e o menino-Jesus, bem pequenino, falando com ela!    Todas as manhãs lá estou  para as minhas orações matinais  e peço a benção  de Deus! Meus pais são falecidos e esta devoção,  pratico há muitos anos , o que muito me agrada!

Já meditamos sobre a retribuição da paz e da benção, porque são expressões divinas, eternas, que faladas/recebidas, cumprem ao que foram anunciadas: são dádivas, presentes, ternura e carinho de Nosso Deus e Pai para conosco, seus filhos amados!

Jesus nos conduz e Jesus não faz acepção de pessoas,  de crianças, jovens, idosos, pobres, ricos, bonitos, feios... Todos somos convidados, chamados a  segui-Lo... Só é  necessário sermos dóceis como crianças que se deixam conduzir  porque a nossa recompensa, é participar do Reino dos Céus!

Meu Senhor e meu Deus, meu Cristo Senhor, por vosso sangue derramado na cruz para nos redimir, curar, libertar e salvar,  faz-nos Senhor, segundo o vosso Sagrado Coração ,  coração puro, bom, generoso, misericordioso para amar : amar-vos Senhor  acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e que sejamos dóceis como as crianças, mansos e humildes de coração como o Senhor!

Deus de Amor e de Bondade, abençoai  as  ‘crianças, sinais do reino e alegria das famílias; abençoai as famílias, sinais de paz e unidade na comunidade.’, amém!

Jesus, Maria e José, a nossa Família, vossa é!
Domingo, Solenidade da  Assunção de Nossa Senhora, cantaremos com Ela e para Ela:
‘Maria da Assunção, escuta a nossa voz e pede proteção pra cada um de nós!’

   Brasília-DF., 15 de agosto de 2015

          Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário