6.8.15

A TRANSFIGURAÇÃO - MARCOS 9,2-10 - REFLEXÃO DIÁRIA




‘A transfiguração favorece aos discípulos a compreensão do mistério pascal do Senhor. Celebrada quarenta dias antes da festa da Exaltação da Cruz, a festa de hoje manifesta o esplendor da vida divina presente em Jesus.’ Liturgia

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.

Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.

Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo.

                                                

Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.

Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.

Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. Mc 9,2-10


Pedro, Tiago e João - as testemunhas escolhidas - presenciaram a Transfiguração de Jesus...

 Pensando na  Transfiguração, correlacionei-a  com a Ressurreição de Jesus, no mistério do Santo Sudário.  Lembrei-me de uma reportagem da  revista Veja, 16 de março, 1983, que com base no Livro A Verdade sobre o Sudário – Edições Paulinas -, relata o raciocínio desenvolvido pelo engenheiro americano Kenneth E. Stevenson e por seu patrício Gary R. Habermas, PhD em História da Filosofia da Religião...

Jesus é a luz do mundo - Jo 8,12 ;  sua Transfiguração  e Ressurreição comprovam ser Ele,  Fonte de Luz, Geradora de Vida,  intangível à inteligência humana, porque Divina.

E destaco aquilo que os pesquisadores acima concluíram: “ Não temos dúvidas de que se trata da mortalha de Jesus – achamos apenas que aquela impressão foi produzida por um fenômeno fora do alcance da ciência  e, ... de  que a mudança física do corpo de Jesus, na Ressurreição, possa haver liberado uma radiação não identificável por meios científicos.”

Creio firmemente que quando Jesus orava, ele falava face a face com o Pai, e para provar aos amigos preferidos quem Ele era, os levou para serem testemunhas da presença do Pai , de Moisés e  de Elias, amados do Pai.

Em Mateus 22,32 quando Jesus  esclarece sobre a ressurreição dos mortos,  ele lembra o que Deus declarou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó.” Aqui na Transfiguração, Deus é Deus de  Moisés, de Elias, de Jesus,  de Pedro,  de Tiago, de João ... Deus é Deus de todos nós  porque seu amor divino é plenamente testemunhado  em Jesus Cristo e por Jesus Cristo, para cada um de nós! Ó, Glória!

E a nossa alegria e esperança se renovam com as palavras de São João em sua primeira carta: ”Amados, desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.” 1 Jo 3,2. Louvado seja Deus!

Pai Santo, Deus de Amor e de Bondade, em Cristo Jesus, que vosso amor fulgurante como é, e a escuta da vossa Palavra transformada em ações concretas de vida e de amor, possam se  irradiar de cada um de nós, para todos! Amém!

Pai Santo, Pai amado, queremos testemunhar  ao mundo cético que Jesus Cristo é vosso Filho Amado e que procuramos vivenciar a Sua Palavra, Palavra de vida Eterna, e nós cremos e reconhecemos – como Pedro – que Jesus é o Vosso Santo, Santo de Deus.  – Jo 6,68-69. Abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça!

Jesus, luz do mundo, guia-nos porque queremos trilhar o vosso Caminho, porque sois Senhor,  a Verdade e a Vida – Jo 14,5-6 !  Maria, Mãe de Jesus e nossa, caminhe conosco e nos leve à Jesus!


Brasília-DF., 05 de agosto de 2015
          Ana Miranda Bessa



                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário