5.8.15

A MULHER CANANEIA - MATEUS 15,21-28 - REFLEXÃO DIÁRIA




No cotidiano de nossas vidas, podemos ser inflexíveis até o momento onde o argumento é convincente, verdadeiro, e Jesus viveu tal situação com a mulher cananeia, conforme nos narra Mateus:


'Naquele tempo, Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”.' 


                                  

'A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.'        
 Mt 15,21-28


Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ Assim como Jesus ora ao Pai e dá graças  antes de receber seus dons, ele nos ensina essa audácia filial: “Tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que já recebestes.” – Mc 11,24.  Tal a força da oração, “tudo é possível a quem crê" - Mc 9,23, de uma fé “que não hesita” – Mt 21,22. Se por um lado Jesus se entristece pela “falta de fé” de seus parentes próximos e pela “fraqueza na fé” de seus discípulos – Mt 8,26, por outro lado fica admirado com a “grande fé” do centurião romano – Mt 8,10 e da cananeia do evangelho de hoje.’ CIC 2610


A atitude da cananeia é um testemunho de fé e revela-se para nós, atitude de humildade e de perseverança, de persistência na busca de um ideal ... Ela era pagã e ‘a missão de Jesus limitava-se ao mundo judaico’, mas como o amor de mãe, supera todas as barreiras, preconceitos, em benefício de um filho, uma filha, ela foi à Jesus, insistiu, lutou, argumentou e Jesus, compassivo e misericordioso a atendeu!

Caríssimos, as nossas atitudes podem influenciar o favor divino em nossas vidas! Usarmos apenas palavras que edificam é o segredo para a nossa felicidade!

Deus de amor e de bondade,  nós cremos, confiamos e esperamos  em vós e a cada dia essa experiência maravilhosa nos alicerça na fé e na confiança no Senhor, para então dizermos como São Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” – Fl 4,13, pois sabemos também “Que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam  - Senhor Pai Santo - , daqueles que são chamados segundo o seu desígnio” – Rm 8,28.


Abençoa-nos Pai Santo, Deus de Amor, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador,  ajuda-nos a exercer a fé em vós; ajuda-nos Senhor a vencer os preconceitos e a sermos mansos e humildes de coração;  somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade! Abençoa-nos Senhor, com a vossa luz e graça!

 Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 05 de agosto de 2015
         Ana Miranda Bessa

                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário